A defesa do Palmeiras não somente mata as jogadas, sendo a menos vazada do Brasileirão Série A, mas também, mata os jogos, marcando gols e sendo ativamente responsável pelos placares positivos em diversas partidas do Verdão. O setor defensivo de Abel Ferreira já tem 16 gols anotados na atual temporada e pode alcançar a marca do setor mais goleador da história do clube, quando a defesa era formada por Júnior Baiano, Roque Jr e Agnaldo Liz, em 1999.
Esse recorde de zagueiros goleadores pertence a esse trio de 1999 e o de 2006, que era formado por Daniel, Gamarra, Dininho, Nen, Leonardo Silva, Douglas e Thiago Gomes, com 18 tentos marcados, cada elenco, durante a temporada do mesmo ano. Agora, com 16, o time defensivo de Abel Ferreira, liderado por Gustavo Gómez e Murilo, podem bater a marca se anotarem mais 3 até o fim do ano.
18 gols
Palmeiras de 1999: 10 gols – Júnior Baiano; 5 gols – Roque Jr; 2 gols – Cléber; 1 gol – Agnaldo.
Palmeiras de 2006: 4 gols – Daniel; 3 gols – Gamarra e Nen; 2 gols – Dininho, Leonardo Silva, Douglas e Thiago Gomes.
17 gols
Palmeiras de 1996: 8 gols – Cléber; 7 gols – Cláudio; 2 gols – Sandro Blum.
16 gols
Palmeiras de 2022: 8 gols – Gustavo Gómez; 7 gols – Murilo; 1 gol – Luan.
Palmeiras de 1998: 7 gols – Roque Jr.; 6 gols – Júnior Baiano; 2 gols – Cléber; 1 gol – Agnaldo.
A atual temporada dos zagueiros do Palmeiras tem sido cada vez mais importante para o clube. Atual líder do Brasileirão e disputando uma vaga na semifinal da libertadores pela terceira vez consecutiva, o Verdão conseguiu, inclusive, já vencer até clássico contra o São Paulo, de virada, com os gols de seus defensores, Murilo e Gustavo Gómez. Ainda, Gómez anotou na vitória contra o Santos e na virada marcante contra o Atlético-GO, onde marcou duas vezes no Brasileirão Série A.
Já Murilo marcou três vezes na Libertadores, sendo um deles no empate contra o Atlético-MG na partida de ida das quartas de final. Ainda, sendo a menos vazada, sofreu apenas 5 gols em 9 jogos da Libertadores. E no Brasileirão, com a mesma marca, tomou apenas 14 tentos.
Agora o Palmeiras encara o Goiás pela 22ª rodada do Brasileirão Série A, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo. O time paulista não poderá contar com o zagueiro Murilo, um dos goleadores do time, suspenso pelo 3º cartão amarelo.