Palmeiras: veja as opções de Abel Ferreira para substituir Danilo na Libertadores
Palmeiras encara o Athletico pela semifinal da Libertadores sem Danilo, que está suspenso
Na noite desta terça-feira (30), o Palmeiras encara o Athletico-PR sem um dos seus principais jogadores. O volante Danilo foi expulso contra o Atlético-MG pelas quartas de final. O jogador foi suspenso por dois jogos e por isso, está fora das duas partidas da semifinal.
Danilo é volante e entre os volantes que são opções no banco de reserva, o Palmeiras tem Gabriel Menino e Atuesta. Além de garotos da base, como por exemplo, Fabinho, que chegou a jogar duas partidas na competição, mas é improvável que seja escalado.
O mais provável é que Danilo seja substituído por Gabriel Menino, que tem entrado com mais frequência nos últimos jogos e marca melhor que Atuesta. Como o jogo é fora de casa, Abel deve ter preocupações defensivas.
Para pegar um recorte dos últimos 10 jogos, Menino entrou em nove deles, incluindo os três últimos jogos decisivos, contra Corinthians, Flamengo e Fluminense. Desses nove, dois foram como titular, marcando um gol, contra o Internacional. Já Atuesta, entrou em apenas duas partidas das últimas 10.
Abel pode mudar o esquema tático do Verdão
Caso Abel queira surpreender o técnico Felipão e se preocupar ainda mais em não sofrer gols nesse primeiro jogo fora de casa, o técnico português pode colocar Luan e jogar com três zagueiros, colocando os laterais para jogarem mais no meio-campo.
Abel Ferreira já escalou algumas vezes o Palmeiras com três zagueiros e não seria nenhuma novidade. Outra alternativa, essa mais surpreendente, seria a entrada de Mayke. O lateral tem entrado muito bem nas últimas partidas, mas, é um lateral.
Ele poderia ser improvisado no meio-campo para reforçar a marcação pelo lado direito, ou Marcos Rocha ser improvisado na zaga, como já aconteceu outras vezes e Mayke ir para a lateral. Nesse caso, o Palmeiras jogaria com três zagueiros, mas teria uma saída de bola mais qualificada com Marcos Rocha.
A entrada de um meia mais ofensivo, como Bruno Tabata, por exemplo, é improvável, já que essa primeira partida é fora de casa e o Abel Ferreira costuma se preocupar muito com a defesa nessas partidas. A tendência é que o Palmeiras se preocupe primeiramente em não levar gols.
Palmeiras e Athletico Paranaense se enfrentam amanhã (30), às 21h30, com transmissão do SBT. O jogo será na Arena da Baixada, em Curitiba. Esse será o primeiro jogo da semifinal da Libertadores. A partida de volta será no Allianz Parque, na terça da semana que vem (06), também às 21h30.
Diferentemente dos anos anteriores, nessa edição, não há mais o gol fora de casa como critério de desempate.