O meia Raphael Veiga com certeza está na história do Palmeiras. O jogador foi muito decisivo nos títulos recentes do clube, como as duas Libertadores. O jogador fez vários gols decisivos, como em final de Libertadores e de Mundial.
Veiga se tornou um dos símbolos desse time vencedor, comandado por Abel Ferreira. Muitos pediam, inclusive, o jogador na seleção brasileira.
Porém, nos últimos jogos, Veiga caiu de rendimento, principalmente após uma lesão na coxa direita, no empate em 0 a 0 com o Atlético-MG pelo Brasileirão, no dia 5 de junho. O atleta retornou no dia 26 de junho e não conseguiu retomar o bom futebol, pelo menos nos números.
Antes da lesão, Veiga tinha 16 gols na temporada, além de seis assistências. Ou seja, participou diretamente de 22 gols em 29 jogos. Depois da lesão, já foram 15 jogos, com apenas três gols e nenhuma assistência.
Porém, para fazer justiça, Veiga continua sendo muito decisivo. Dos três gols marcados após a lesão, um foi contra o São Paulo, pelas oitavas de final da Libertadores, que poderia ser o gol da classificação. E outro foi contra o Flamengo no último domingo, empatando a partida e garantindo a vantagem de nove pontos em relação ao clube carioca.
Desempenho do Palmeiras sem Veiga
Enquanto Raphael Veiga esteve machucado, o Palmeiras não sentiu muito a falta do meia. Nesse período sem ele, foram cinco jogos, com quatro vitórias e apenas uma derrota. A derrota foi para o São Paulo, no primeiro jogo das oitavas da Copa do Brasil. As quatro vitórias foram pelo Brasileirão.
Na temporada toda, Raphael Veiga ficou fora de 11 partidas (três pelo Paulistão, dois pela Libertadores, um pela Copa do Brasil e cinco pelo Brasileirão). Foram 7 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota do Alviverde sem o meia.
Nessas 11 partidas, foram 24 gols marcados, ou seja, média de mais de dois gols por partida. Defensivamente, foram 10 gols sofridos.
Sequência decisiva para Veiga aparecer
O Palmeiras precisa muito do Veiga decisivo nas próximas partidas. No próximo sábado (27), o Verdão enfrenta o Fluminense, no Maracanã, pela 24ª rodada do Brasileirão. O time de Abel Ferreira é líder do Brasileirão e enfrenta o vice-líder. A diferença entre as duas equipes é de oito pontos. É o chamado “jogo de seis pontos”. O Fluminense pode diminuir a diferença para cinco pontos, ou o Palmeiras pode aumentar para 11.
Depois de três dias, o Palmeiras tem novamente uma partida muito decisiva. Na terça (30), o time encara o Athletico-PR, fora de casa, pelo primeiro jogo da semifinal da Libertadores.