A Copa do Mundo de 2014 será lembrada por muitos anos aqui no Brasil. Além da Copa ter sido sediada no nosso país, ainda tivemos o eterno 7 a 1 da Alemanha em cima da seleção brasileira, na semifinal da competição.
Mas, a Copa de 2014 também ficou marcada por ter tido um artilheiro um pouco improvável. Improvável por alguns motivos: o artilheiro foi James Rodríguez, da Colômbia. James Rodríguez era um jovem (23 anos), não é atacante, é um meia, joga na Colômbia, uma seleção que nunca foi campeã e também não ficou entre os quatro primeiros daquela Copa.
A Colômbia caiu nas quartas de final, para o Brasil. Além disso, Rodríguez não jogava em um grande clube. Ele era jogador do Monaco, da França.
Foi mesmo depois da Copa de 2014 que o jogador se tornou mais conhecido. Antes disso, James Rodríguez jogou no Envigado, da Colômbia, no Banfield, da Argentina e no Porto, de Portugal.
No Porto, o jogador teve um certo destaque. Era um dos principais jogadores da equipe que venceu a Liga Europa da temporada 2010/11. Mas, ainda não estava nas principais ligas europeias.
James se transferiu para o Monaco em 2013 e depois de se destacar na Copa do Mundo no Brasil, foi para o Real Madrid para ser o camisa 10 do time Merengue. Na época, o Real pagou 80 milhões de euros para ter o jogador.
Porém, o meia colombiano não conseguiu ter muito destaque em um Real Madrid estrelado. Em 3 anos de cube, foram 125 jogos, 37 gols e 42 assistências.
Seu contrato com o Real era até 2020, mas em 2017, sem muito espaço no clube, foi emprestado ao Bayern de Munique. No clube alemão, sua passagem foi mais discreta ainda. Passou a maior parte do tempo na reserva. Marcou apenas 15 gols, ficando até o segundo semestre de 2019.
Depois, retornou ao Real Madrid, mas não estava nos planos do clube. Em 2020, seu contrato terminou e o meia acertou com o Everton, da Inglaterra.
O jogador até teve um bom início no clube inglês, mas logo se mostrou inconstante e foi para o banco de reservas. Ficou apenas um ano no Everton e em 2021, foi vendido para o Al-Rayann, do Catar.
O valor da transferência não foi divulgado, mas a imprensa da Inglaterra acredita que não divulgaram porque ele foi vendido por um valor muito abaixo do esperado.
Atualmente, o jogador segue no Al-Rayann. Segundo dados do “Transfermarkt”, o jogador fez, até agora, 15 jogos, com 5 gols e 7 assistências pela sua equipe atual.
A única Copa que James Rodríguez disputou, foi a de 2014.