Home Futebol “Novo Neymar”, ex-Santos fica “esquecido” no Coritiba

“Novo Neymar”, ex-Santos fica “esquecido” no Coritiba

Revelado no Peixe em 2013, jogador foi chamado de "Novo Neymar" pela habilidade e semelhança física com o craque

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Tradicionalmente reconhecido como um clube formador de talentos, todo mundo sabe que Diego, Robinho, Alex, Paulo Henrique Ganso, André, Rafael Cabral e Neymar, entre tantos outros, se destacaram no futebol saindo das categorias de base do Santos.

Com Neílton, o início de carreira não foi diferente. Lá estava o jovem atacante na foto do pôster do Peixe campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2013, mesmo ano em que Neymar deixou a Vila Belmiro para jogar no Barcelona, da Espanha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na decisão da principal competição de juniores do futebol brasileiro daquela temporada, a então mais nova promessa santista anotou um dos gols da vitória do time alvinegro pelo placar de 3 x 1 sobre o Goiás.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIzUXhMMk9OZyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dono de muita habilidade e bastante parecido fisicamente com o atual craque do PSG e da seleção brasileira, rapidamente surgiram as primeiras e inevitáveis comparações do novo Menino da Vila a Neymar.

No entanto, Neílton não mostrou o mesmo desempenho na equipe profissional, então treinada por Muricy Ramalho. Com somente quatro gols marcados em 20 partidas, o atacante deixou o Santos no final de 2013 e se transferiu para o Cruzeiro.

Depois da Raposa, o jogador de 28 anos acumulou passagens por Botafogo, São Paulo, Vitória, Internacional, Hatta Club, dos Emirados Árabes, e Sport, até chegar ao Coritiba.

PUBLICIDADE

Na noite desta segunda (8), sua atual equipe enfrenta seu ex-clube, o Santos, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, a partir das 20h00, pelo encerramento da 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

Neílton, porém, sequer estará no banco de reservas para reencontrar o time pelo qual foi revelado. Por opção do técnico Gustavo Morínigo, o atacante parece estar “esquecido” no Coxa e não tem sido sequer relacionado para as partidas da equipe paranaense.

Neílton tem contrato assinado junto ao Coritiba até dezembro deste ano, mas ao que tudo indica, o vínculo não deve ser renovado e o atleta muito provavelmente terá de buscar outro clube para defender na temporada de 2023.

Neílton e a polêmica no Sport

A passagem de Neílton pelo Sport, em 2021, ficou marcada por grande polêmica.

Após sofrer lesão no tornozelo direito, na final do Campeonato Pernambucano, o jogador ficou sem atuar por cerca de cinco meses e fez fortes críticas ao departamento médico do clube em razão da condução de seu tratamento.

PUBLICIDADE

Neílton acusou o Sport de não autorizar uma cirurgia no local da contusão mesmo com a comprovação, por meio de exames, da necessidade do procedimento. Depois, reclamou de uma cirurgia “mal feita” e que agravou sua condição clínica.

Nas redes sociais, o atleta publicou na época uma nota se dizendo “humilhado e largado” pelo time pernambucano, e foi submetido, por conta própria, a uma segunda cirurgia, em 19 de novembro do ano passado, para corrigir a primeira.

“Após a mudança da gestão no clube, foi optado pelo atual departamento médico, conjuntamente com o atleta, um procedimento cirúrgico, realizado por um dos melhores especialistas na sua área de atuação na cidade do Recife. Esse procedimento ocorreu sem qualquer ônus ao atleta, aqui deixando bem claro o cuidado e a presteza do Sport com qualquer atleta com vínculo com o clube”, rebateu o Sport em postagem oficial também nas redes sociais.

Better Collective