Mundial de Atletismo Sub-20: Gabriel Boza vai à final do salto em distância
Brasileiro conseguiu a 11ª marca e já supera seu desempenho do ano passado, quando não conseguiu chegar à final
Brasileiro conseguiu a 11ª marca e já supera seu desempenho do ano passado, quando não conseguiu chegar à final
O Brasil começou bem no Mundial de Atletismo Sub-20, que começou a ser disputado nesta segunda-feira em Cali, na Colômbia. Gabriel Luiz Boza, de 19 anos, se classificou para a final do salto em distância, ao terminar em 11º lugar, com 7,60 m.
Gabriel está em seu segundo Mundial Sub-20 e tentará evoluir em relação ao ano passado, no Quênia, quando sentiu caibras durante a fase final e acabou em quarto lugar. A meta é buscar medalha.
“Fiz só três dos meus seis saltos e não consegui terminar a prova. Acredito que se eu não tivesse sentido essa lesão eu teria pego uma medalha. Agora estou mais maduro e experiente”, disse o atleta, que foi evoluindo aos poucos durante a prova: saltou 7,54, depois 7,57 e no último salto obteve a marca suficiente para ir à final.
Gabriel é paranaense, mas treina em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Ele tem como melhor marca 8,04 m, obtido em setembro do ano passado. “Tenho pensado a minha carreira a longo prazo, quero estar em Paris 2024 e em Los Angeles 2028, brigando por medalha”, disse.
A melhor marca das eliminatórias do salto em distância foi obtida pelo cubano Alejandro Parada, que marcou 7,95 m, melhor marca de sua carreira. O italiano Mattia Furlani ficou em segundo, com 7,85 m, seguido pelo francês Erwan Konate, campeão mundial sub-20 em 2021, com 7,80 m.
O Brasil leva a Cali uma equipe com 37 atletas, sendo 19 mulheres e 18 homens. As competições, disputadas no estádio Pascual Guerrero, vão até sábado.