Home Automobilismo MotoGP confirma GP de Portugal como a primeira prova do calendário 2023

MotoGP confirma GP de Portugal como a primeira prova do calendário 2023

Prova é realizada no circuito de Portimão desde 2020; Esta é a primeira vez que Portugal receberá a abertura da temporada

Por Bruno Bravo Duarte em 03/08/2022 03:40 - Atualizado há 3 anos

MotoGP / Reprodução

MotoGP / Reprodução

A MotoGP confirmou o GP de Portugal como a primeira etapa da temporada 2023, o que é um fato inédito para o país na categoria. A prova acontecerá no circuito de Portimão, que recebeu a motovelocidade pela primeira vez em 2020.

O último país europeu a abrir uma temporada da MotoGP foi a Espanha, no circuito de Jerez de la Frontera em 2006. O continente europeu voltaria a sediar a primeira etapa da categoria em 2020, porém em caráter emergencial na Espanha, devido a pandemia de coronavírus.

Na ocasião, a MotoGP foi cancelada do GP do Catar devido a uma série de restrições, entretanto, Moto2 e Moto3 que haviam testado no país uma semana antes seguiram no Oriente Médio e conseguiram fazer a abertura da temporada como previsto.

O GP do Catar ocorrerá na segunda metade do ano. A substituição foi devido as extensas remodelações na área do paddock e obras nas instalações do circuito. Estas benfeitorias poderiam atrasar o início da temporada.

Sobre a temporada 2023

A temporada 2023 começará em novembro desse ano, com a realização de um teste pós-corrida no circuito de Valência. A partir desse dia, os treinos em pistas estarão proibidos entre os dias 1º de dezembro e 31 de janeiro. O retorno acontecerá em um circuito que ainda será anunciado.

Após essa primeira etapa, a MotoGP contará com mais dois testes oficiais, que antecederão o início do calendário em dois circuitos. Portugal já foi confirmado e estima-se que a segunda pista seja Sepang, na Malásia.

Clique aqui e saiba mais sobre o automobilismo

Exit mobile version