Liga volta ao país asiático depois de 100 anos
Nesta sexta-feira (26), a Major League Baseball anunciou que fará quatro jogos de exibição na Coreia do Sul no mês de novembro. Uma seleção de jogadores da MLB (cujo os nomes ainda não foram anunciados) vai enfrentar times da KBO para comemorar os 40 anos da liga coreana de beisebol.
As primeiras duas partidas acontecem nos dias 11 e 12 no Busan Sajik Baseball Stadium, casa do Lotte Giants, na cidade de Busan. O estádio do Kiwoom Heroes, o Gocheok Sky Dome, em Seul, receberá os outros dois jogos em 14 e 15 de novembro.
A última vez que a MLB esteve na Coreia do Sul foi em 1922, quando um grupo composto por nomes como Casey Stengel, Waite Hoyt e Herb Pennock fez um tour pela Ásia que também passou pela China e pelo Japão.
“A rica história do beisebol da Coreia do Sul e sua base de fãs experiente, divertida e altamente engajada, fazem deste um lugar ideal para mostrar nossos jogadores da Major League à medida que continuamos expandindo nosso jogo globalmente”, falou o diretor da Associação de Jogadores da MLB (MLBPA), Leonor Colon.
Quatro jogadores nascidos na Coreia atuam hoje na MLB: Ji-Man Choi, primeira base do Tampa Bay Rays, Ha-Seong Kim, shortstop do San Diego Padres, Hyun-Jin Ryu, arremessador do Los Angeles Dodgers, e Rob Refsnyder, outfielder do Boston Red Sox que nasceu no país, mas foi adotado ainda criança por um casal da Califórnia.
KBO meets MLB! This November, MLB players will travel to Korea – for the first time in 100 years – to face off against the KBO’s best. https://t.co/8diNaqyNV0 #MLBKoreaSeries pic.twitter.com/Kx3xYqSkuj
— MLB (@MLB) August 26, 2022
A “MLB World Tour: Korea Series”, que substituirá o “MLB Japan All-Star Series”, evento que acontece no Japão de forma intermitente desde 1986, faz parte do calendário do MLB World Tour, um plano da liga e da MLBPA para expandir o esporte para outros países. Até 2026, o objetivo é fazer 24 jogos de temporada regular e 16 jogos de exibição na Ásia, na Europa e na América Latina. Já existem planos para realizar partidas na França, na Inglaterra, no México, em Porto Rico e na República Dominicana.
“A Major League Baseball está animada para viajar para Busan e Seul para esta série histórica. Esta turnê é o próximo passo do plano da MLB de realizar eventos de beisebol regularmente na Coreia nos próximos anos e virá na sequência do Home Run Derby X, programado para 17 de setembro em Seul”, disse o Chefe de Operações da liga, Chris Marinak.
O Home Run Derby X é outra novidade que faz parte deste plano de expansão internacional da MLB. Times compostos por ex-jogadores, incluindo Adrián González, Jonny Gomes, Nick Swisher e Geovany Soto, se juntarão a jogadoras de softbol e beisebol, prospectos da liga e influenciadores digitais em uma competição que passará por Londres, Seul e a Cidade do México.