O Palmeiras comemora 108 anos de existência nesta sexta-feira (26). Para homenagear o clube, o jornalista Milton Neves listou os cinco maiores jogadores da história do Verdão em sua coluna no UOL Esporte.
Os nomes escolhidos por Milton Neves foram: Edmundo (5º colocado), Leivinha (4º colocado), Luís Pereira (3º colocado), Emerson Leão (2º colocado) e Ademir da Guia (1º colocado). Ao falar sobre ‘Divino’, o apresentador o destacou como “o gênio calado, que jogou mais que o Cruyff”, ídolo holandês do Ajax e do Barcelona. Ademais, o jornalista afirmou que o ex-camisa 10 “era a alma do fortíssimo Palmeiras dos anos 60 e 70”.
Entre as principais ausências na lista dos maiores jogadores da história do Palmeiras segundo Milton Neves, é possível sentir falta de nomes importantes. Os destaques ficam por conta de Marcos, Oberdan Cattani, Waldemar Fiúme e Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), todos já homenageados com bustos de bronze no clube. Foram ‘ignorados’ também ídolos como Evair, César Maluco, César Sampaio e Djalma Santos.
Nascido para fazer história. Destinado a ser campeão!
Quando surge um dia especial, celebramos a fibra dos ídolos e da FAMÍLIA que lutam sem parar! São 108 anos de Sociedade Esportiva Palmeiras! AVANTI, #MaiorCampeãoDoBrasil! 🏆🥳#DePalestraAPalmeiras pic.twitter.com/yW9geQmuss
— SE Palmeiras (@Palmeiras) August 26, 2022
Palmeiras na história:
O Palmeiras é o maior campeão nacional, com 15 títulos: 10 Brasileiros, quatro Copas do Brasil e uma Copa dos Campeões. O Verdão também é um dos brasileiros com mais títulos da Libertadores: ao lado de Grêmio, Santos e São Paulo, o Verdão soma três conquistas.
De acordo com o site oficial do clube, ao todo, o Alviverde soma 6.325 jogos ao logo de sua história, com 3.399 vitórias e 12.204 gols marcados. O jogador que mais vezes balançou as redes com a camisa palmeirense foi Heitor, com 323 gols. Completam o top-3 César Maluco, citado por Milton Neves como um dos maiores da história do Verdão, com 182 gols, e Ademir da Guia, com 155 gols.
Também citado por Milton Neves, Ademir da Guia ainda é o atleta com mais jogos disputados pela equipe: 902 partidas. O Divido é seguido por Emerson Leão, com 621 jogos, e Waldemar Fiume, com 620 jogos.
Por fim, considerando recordes no século 21, o grade destaque é o atacante Dudu, um dos principais jogadores do atual elenco. No Palmeiras desde 2015, o camisa 7 é o maior artilheiro deste século, com 82 gols, e o segundo que mais vezes jogou, com 384 jogos, por exemplo. O ex-goleiro Marcos é o soma mais partidas até o momento, com 392 jogos, mas perde para o ‘Baixola’ no número de vitórias.
Outro destaque importante é na Libertadores: o atacante Rony, atual camisa 10 do Palmeiras, é o jogador com mais gols pelo clube na história da competição.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJEblFYOTdDcSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]