Na noite de hoje Corinthians e Flamengo vão se enfrentar em jogo de mata-mata. A partida é o jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Apesar de ser o jogo que reúne as duas maiores torcidas do Brasil, não tem acontecido com muita frequência. As equipes voltam a jogar um mata-mata depois de três anos.
A última partida em um jogo eliminatório das equipes foi na Copa do Brasil de 2019. Na ocasião as equipes eram comandadas por Fábio Carille e Abel Braga. Assim como nesse ano, o Flamengo decidiu a partida em casa. Mas não fez feio na Neo Química. O Rubro-Negro venceu o Corinthians em Itaquera por 1 a 0, com gol de William Arão.
No jogo da volta o resultado foi o mesmo, 1 a 0 para o Mengão, dessa vez com gol de Rodrigo Caio. Assim o Corinthians sofreu a eliminação pelo placar acumulado de 2 a 0. De lá para cá, houveram muitas mudanças em ambas as equipes.
Começando pelos técnicos. Desde 2019, vários treinadores passaram pelas equipes, incluindo Jorge Jesus. Após derrotar o Corinthians, o Flamengo foi eliminado pelo Athletico-PR, que foi campeão da Copa do Brasil em 2019. A eliminação ajudou na queda de Abel Braga, que eventualmente foi substituído por Jorge Jesus.
Entretanto os jogadores também são diferentes em sua maioria. O Corinthians só terá em campo dois atletas que estiveram em campo no último confronto de mata-mata. O goleiro Cássio e o lateral Fagner. Já o Flamengo tem Rodinei, Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gabigol. Todos os jogadores devem ser titulares no jogo de hoje à noite.
Corinthians e Flamengo em Libertadores
Já em Libertadores os times se enfrentaram apenas duas vezes. E a situação é favorável para o Mengão. A primeira vez foi em 1991, quando o Flamengo eliminou o Corinthians na noite conhecida como “Noite das Garrafas”. O jogo foi interrompido aos 38 minutos do segundo tempo por conta da torcida corinthiana arremessar objetos em campo.
No ano de 2010 as equipes se encararam pela última vez em Libertadores. O Flamengo levou a melhor novamente sob o Timão. As equipes empataram no placar acumulado, mas o Flamengo se classificou pelo gol fora. A regra do gol fora já não vale mais para as competições da Conmebol.