Hideo Kojima volta a falar sobre P.T. e agita a web 8 anos após a demo de Silent Hills
8 anos após o lançamento da demo PT e o cancelamento do reboot da franquia Silent Hill, Hideo Kojima voltou a falar sobre o game; confira
Pode não parecer, mas, durante os últimos dias, completaram-se 8 anos desde o lançamento de P.T. (Playable Teaser), a demo jogável que, de forma genial e misteriosa, foi revelada como parte de mais um jogo da renomada saga “Silent Hill”, que seria nomeado como “Silent Hills” e teria sua produção liderada pelo gênio Hideo Kojima.
O “teaser jogável” foi revelada na Gamescom de 2014 e liberado para os jogadores logo depois, se revelando, após alguns dias de gameplay de quem adquiriu o curto, porém aterrorizante jogo, como uma amostra do que estaria por vir em um novo jogo da aclamada franquia de terror da Konami, que sofreria um reboot.
Infelizmente, após inúmeras desavenças entre Kojima e Konami, a distribuidora de jogos decidiu cancelar o ambicioso projeto, que, além do japonês, contava ainda com nada menos que o premiado Guillermo del Toro como roteirista e o ator Norman Reedus, estrela da série “The Walking Dead”, como protagonista de sua história.
Apesar do público gamer clamar pelo retorno da produção, a Konami não retomou o projeto e engavetou de vez (ou, talvez, tenha jogado no lixo) tudo sobre Silent Hill. Mesmo após seu cancelamento, o pouco que foi apresentado sobre o jogo chamou a atenção da comunidade, pela sua proposta inovadora e sensação de horror única que trazia durante a gameplay, sendo considerada, até os dias atuais, uma verdadeira obra de arte do entretenimento moderno.
E parece que, ao menos se depender de Hideo Kojima, o pequeno jogo nunca será esquecido. Durante a última semana, em comemoração aos 8 anos desde o anúncio, o designer relembrou o fabuloso teaser jogável em sua conta no Twitter, após publicar uma arte relacionada ao jogo e contar mais detalhes sobre os bastidores seu desenvolvimento.
“Anunciado e distribuído secretamente na gamescom em Cologne, há 8 anos. Estimamos que levaria cerca de dois meses para se concluir o jogo porque colocamos muitas camadas de mecanismos que só poderiam ser resolvidos com a cooperação de muitos usuários“, revelou o designer.
“O resultado foi a resolução do jogo em apenas dois dias, e lembro de ter sido perguntado sobre PT no palco de um talk show com Geoff na gamescom, e respondi como ‘uma sensação de fracasso‘”, encerrou.
Vale lembrar que, após toda a polêmica, Kojima deixou a empresa, “matando” assim franquias como “Metal Gear” e o próprio “Silent Hill”, que pertencem à Konami, porém não terão o mesmo brilho sem o toque genial do designer e o dinheiro de seus fãs, que também se demonstraram revoltados com a postura da empresa na época.
Após isso, Hideo abriu seu próprio estúdio, o “Kojima Productions” e, junto de Guillermo del Toro e Norman Reedus, que também se afastaram de qualquer parceria com a Konami, lançou o game “Death Stranding”, em 2019, também chamando positivamente a atenção do público gamer, graças às suas inovadoras mecânica e narrativa.
Inclusive, recentemente, o ator Norman Reedus revelou em entrevista que uma sequência de Death Stranding já está em desenvolvimento.
Já o aclamado P.T. foi removido da PlayStation Store no dia 29 de abril de 2015, tornando o jogo um item raro, já que não se pode mais ser baixado por meio naturais, a menos por transferência de um PlaySation 4 que ainda possua o game em seu HD.