O heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton fez coro à volta do Grande Prêmio da África do Sul, no autódromo de de Kyalami, em Johanesburgo.
Em declaração concedida neste fim de semana, Hamilton disse ”estar se esforçando para ter um GP por lá (África do Sul)”.
O piloto da Mercedes passou férias recentes no país e, ao que parece, aproveitou muito. Ele torce ainda, para que a volta do GP ocorra já na próxima temporada: ”Ainda tenho esperanças. Precisamos ter um GP por lá”, concluiu.
O tema, levantado após a confirmação da renovação do GP de Spa-Francorchamps na Bélgica por mais uma temporada, é pauta do alto escalão da F1 com Stefano Domenicali, presidente da F1, comandando as tratativas.
Retorno de GP da África do Sul só em 2024
Apesar da vontade do maior campeão atualmente na Fórmula 1, o retorno do GP de Kyalami não deve acontecer na próxima temporada.
Primeiramente pela renovação do GP da Bélgica, um possível espaço no calendário para a volta de Kyalami, mas principalmente pelos entraves nas negociações com a organização do GP sul-africano, palco de uma das etapas da F1 por vinte anos, entre 1967 e 1993.
GP da Bélgica
Realizado neste domingo (28), o Grande Prêmio de Spa-Francorchamps na Bélgica teve como dobradinha da Red Bull, com o holandês Max Verstappen, em primeiro e o mexicano Sergio Perez em segundo. O espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio.
Já Lewis Hamilton foi um dos pilotos que não concluiu a prova, assim como Valtteri Bottas da Alfa Romeo. (Veja o que Rubinho falou sobre a corrida do inglês).
Classificação do Mundial 2022
Parece questão de tempo para Verstappen garantir o bicampeonato da Fórmula 1.
O holandês lidera a classificação com 284 pontos, com 9 vitórias em 14 provas. Restam 8 provas para o fim da temporada.
Assim como na Bélgica, Sergio Perez também está logo atrás de Verstappen na classificação geral com 191 pontos. Em terceiro aparece o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, com 186 pontos. Já Hamilton é apenas o 6º colocado com 146 pontos e nenhuma vitória até aqui.