Emprestado pelo Fluminense, Gabriel Teixeira tem contrato com o Grêmio até o fim da atual temporada. Embora o empréstimo ainda esteja ativo, a diretoria tricolor já pensa em mantê-lo no clube antes mesmo do encerramento do vínculo.
O Torcedores.com apurou que o presidente Romildo Bolzan Jr já conversou em algumas oportunidades com Gabriel Teixeira a fim de discutir os parâmetros de um futuro acordo. A ideia é que ele permaneça no Grêmio em definitivo.
O objetivo do Fluminense, desde que Gabriel Teixeira foi cedido ao Grêmio, era se livrar de vez do jogador de 21 anos. De acordo com funcionários do Tricolor das Laranjeiras, o atacante ‘não de jogador’ que na gíria do futebol quer dizer quando um atleta ‘não vingou’.
Gabriel Teixeira já demonstrou interesse em se manter no Grêmio e, por isso, está disposto a facilitar as conversas com o dirigente gaúcho. A situação do atacante deve ser definida em breve com o aval do técnico Roger Machado que já está planejando o elenco para 2023
Ainda segundo apurou a reportagem, Gabriel Teixeira chegou ao Grêmio com opção de compra dos direitos econômicos fixados em US$ 2 milhões (R$ 10,1 milhões, pela cotação atual).
O Fluminense é dono de 60% do passe de Biel, como é conhecido no futebol carioca, que tem contrato até dezembro de 2025. A outra ‘fatia’ está dividida entre atacante (10%) e ‘investidores’ (30%).
Oficialmente, o clube gaúcho diz que não trata, no momento, da permanência de Gabriel Teixeira. No entanto, a informação que corre nos bastidores de Grêmio e Fluminense é de que as partes vão esperar o resultado das eleições no Tricolor Imortal para sacramentar o acordo.
Parâmetros econômicos em debate
Gabriel Teixeira e Grêmio já discutem os parâmetros econômicos do novo acordo. O único ponto de divergência é o tempo de contrato: o atacante um vínculo até 2026. O clube, por sua vez, tenta firmar um novo instrumento até 2025 com opção de extensão por mais um ano.
Apesar de estar atuando por clube que atualmente disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, Biel é alvo constante de sondagens de equipes dos Estados Unidos, China, Japão Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes.
Gabriel Teixeira, porém, declarou recentemente a pessoas próximas que não tem interesse em deixar o futebol brasileiro a para atuar em mercados emergentes. Além disso, o atacante faz planos para seguir em Porto Alegre.
Desde que chegou no Grêmio, o jovem foi titular em 22 das 24 partidas que disputou pelo tricolor gaúcho na Série B do Campeonato Brasileiro. Além disso, marcou três gols e totalizou 1744 minutos em campo na competição nacional.
Cria das divisões de base do Fluminense, Gabriel Teixeira surgiu na geração que revelou os atacantes João Pedro e Marcos Paulo. Contudo, Biel foi promovido ao profissional somente na temporada passada.
Seu melhor momento com a camisa tricolor foi sob o comando de Roger Machado. Porém, perdeu espaço no elenco logo após a demissão do treinador e, principalmente, pelas seguidas lesões musculares.