A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu nesta sexta-feira (19), através de sorteio, os mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil. O primeiro confronto entre Corinthians e Fluminense será no Maracanã, dia 24. A volta, será dia 14 de setembro na Neo Química Arena.
Uma curiosidade marca esse Superclássico do futebol brasileiro: apenas um jogador que estará em campo teve o privilégio de vestir de defender os dois clubes ao longo da carreira: o zagueiro Manoel.
Com passagens por Athletico Paraense e Cruzeiro, ele jogou pelo Timão, quando conquistou o Campeonato Paulista de 2019. Ao todo, foram 56 partidas e três gols pelo clube paulista. Dois anos depois foi contratado pelo Fluminense.
O Torcedores.com aproveitou o gancho do confronto entre Corinthians e Fluminense para relacionar sete atletas que se destacaram ou não com as camisas das duas equipes. Hoje, eles são comentaristas. Confira!
Carlos Alberto
Meia
37 anos
Comentarista da Band
Cria do Fluminense, Carlos Alberto foi símbolo do Fluminense nas conquistas da Copa do Brasil (2007) e do Campeonato Carioca (2002). Após passagem vitoriosa pelo Porto, o ‘Badboy’ regressou ao Brasil e venceu o Campeonato Brasileiro (2005) pelo Corinthians. Antes de ser contratado pela Band Rio, foi comentarista do SBT e FOX Sports.
Edmundo
Atacante
51 anos
Comentarista da Band
Multicampeão por Vasco e Palmeiras, Edmundo teve passagem destacada pelo Corinthians em 1996. Marcou 32 gols em 38 jogos pelo Timão. Porém, não foi campeão com a camisa alvinegra. Em 2004, o atacante atuou ao lado de Romário no Fluminense. Mas a dupla não fez sucesso com a camisa tricolor. Atualmente na Band, atuou como comentarista no FOX Sports.
Emerson Sheik
Atacante
43 anos
Comentarista do SBT
Imortalizou seu nome na história do Corinthians ao fazer os dois gols da final da Copa Libertadores da América de 2012, que rendeu ao clube o título inédito desejado pela torcida alvinegra. No ano anterior, o Sheik fez o gol que garantiu o título do Campeonato Brasileiro ao Fluminense.
Ronaldo Giovanelli
Goleiro
54 anos
Comentarista da Rádio Bandeirantes
Considerado um dos maiores ídolos da história do Corinthians, o ex-goleiro conquistou a Supercopa do Brasil (1991), o Campeonato Brasileiro (1990) e a Copa do Brasil (1995). Em 1998, foi titular do Fluminense na Série B do Campeonato Brasileiro. O ano ficou marcado pelo rebaixamento do clube para a terceira divisão. Foi comentarista da Rede TV, Band e Rádio Transamérica.
Roberto Rivellino
Meia
76 anos
Comentarista da TV Cultura
Rivelino foi um dos maiores jogadores da história do futebol mundial. Ídolo tanto do Corinthians, quanto do Fluminense. Símbolo do Brasil na conquista da Copa do Mundo de 1970, ele faturou o Torneio Rio-São Paulo (1966). Pelo Tricolor das Laranjeiras, levantou venceu o Campeonato Carioca (1975 e 1976). Foi comentarista diversas vezes da Band.
Roger Flores
Meia
44 anos
Comentarista do Grupo Globo
Em três passagens pelo Fluminense, o ‘Maradoninha das Laranjeiras’ conquistou a Série C do Campeonato Brasileiro (1999) e o Campeonato Carioca (2002). Após defender o Benfica, de Portugal, integrou o elenco do Corinthians que venceu o Campeonato Brasileiro (2005). Iniciou a carreira de comentarista na Rádio Bradesco Esportes.
Vampeta
Volante
48 anos
Comentarista da Rádio Jovem Pan
O camisa 5 da seleção brasileira na conquista da Copa do Mundo de 2002 teve boa passagem pelo Fluminense entre 1995 e 1996. No entanto, viveu o auge da carreira atuando pelo Corinthians. Em três passagens pelo clube, faturou o Mundial de Clubes da Fifa (2000), o Campeonato Brasileiro (1998 e 1999), a Copa do Brasil (2002), o Torneio Rio-São Paulo (2002) e o Campeonato Paulista (1999 e 2003).