Fórmula 1: Haas define possíveis substitutos de Mick Schumacher para 2023
Equipe americana se vê numa situação difícil após rompimento do piloto alemão com a Academia da Ferrari F1; leia
A Ferrari confirmou que Mick Schumacher deixará a Driver Academy da equipe no final desta temporada de Fórmula 1. A ruptura, portanto, coloca o contrato do piloto alemão com a Haas em perigo. Assim, Antonio Giovinazzi, que continua a ter o apoio da Scuderia italiana, parece pronto para substituí-lo na campanha que vem.
Aos 23 anos, Schumacher ingressou na academia ferrarista no início de 2019, quando estava prestes a disputar sua primeira temporada na Fórmula 2. O piloto havia vencido o campeonato da Fórmula 3 no ano anterior e terminou em quinto no Grande Prêmio de Macau.
Assim como muitos pilotos da academia da Ferrari na fase final de desenvolvimento, Schumacher chegou à equipe Prema em 2019; mas terminou em 12º no campeonato depois de marcar pontos em apenas oito corridas.
Porém, em 2020, ele marcou pontos 20 vezes, venceu duas corridas e terminou no pódio em mais oito ocasiões. O sucesso do campeonato lhe rendeu uma vaga na Haas F1 há um ano; contudo, em um carro com baixo desempenho na Fórmula 1, nem ele nem o colega novato Nikita Mazepin gerenciaram pontos.
O russo foi substituído nesta temporada por Kevin Magnussen em meio à invasão de seu país na Ucrânia. O ‘Magnata’ superou Schumacher 11 vezes este ano na Fórmula 1. Por sua parte, Schumacher acabou marcando seus primeiros pontos ao terminar em oitavo no circuito de Silverstone. Depois, alcançou um P6 em Spielberg. De lá para lá, entretanto, a Haas não pontuou.
Nomes para vaga de Mick Schumacher na Haas F1
Dado o relacionamento com a Ferrari, provavelmente a Haas desejará um motorista da Academia na próxima temporada de Fórmula 1; se for esse o caso, Schumacher deverá procurar outro lugar para correr.
Conforme o GPToday, Giovinazzi seria a escolha mais óbvia, pois já dirigiu para a Alfa Romeo anteriormente. Todavia, o ex -piloto de Fórmula 2 Robert Shwartzman é outra opção. Por outro lado, os motoristas da Fórmula 3, Arthur Leclerc e Oliver Bearman, ainda não se desenvolveram o suficiente. Além disso, Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg também foram discutidos.
Se a Ferrari permitir que a Haas tome sua própria decisão sobre pilotos para o próximo ano de Fórmula 1, Schumacher ainda é uma possibilidade, porque tenta concordar um vínculo com a equipe americana.