Ex-companheiro do piloto Fernando Alonso na Fórmula 1, Felipe Massa se mostrou cético quanto à ida do bicampeão à Aston Martin em 2023. Em entrevista concedida à emissora “Sky Sports”, da Inglaterra, Massa afirmou não entender a escolha de Alonso; ademais, confessou que, embora seja um dos melhores pilotos na sua visão, o espanhol às vezes ‘racha’ a equipe quando não é o centro do projeto.
“Fernando Alonso é um piloto fantástico; tive a oportunidade de ser seu parceiro de time por um longo tempo na Ferrari. Aprendi muito com ele. Para mim, é um dos melhores pilotos da Fórmula 1. Mas foi um pouco estranho ouvir essa decisão, de assinar com a Aston Martin”, disse.
A equipe inglesa anunciou um contrato com Fernando Alonso nesta segunda-feira (1º). Ele assumirá o lugar de Sebastian Vettel, que se aposenta ao fim da temporada de 2022. Atualmente, Alonso é piloto da Alpine, que está em quarto no Mundial de Construtores de F1, cinco posições à frente da Aston Martin.
“Penso que a Aston Martin tem muito a ganhar com Fernando. Por outro lado, não tenho certeza se Alonso tem muito a ganhar por estar na Aston Martin. O mais importante para ele é ter um carro competitivo, mostrar sua capacidade. Só que não acho que, se as coisas se mantiverem como estão agora, Fernando lutará pela 10ª, 11ª, 12ª posição; não acho que será de fato interessante para ele”, observou o brasileiro.
Problema de Fernando Alonso no trabalho em equipe na Fórmula 1, segundo Felipe Massa
Na opinião de Felipe Massa, Fernando Alonso é um dos pilotos mais inteligentes e habilidosos da Fórmula 1. Além disso, considera-o sólido durante as provas, com bom discernimento para gerir os pneus. Contudo, Massa apontou pontos negativos também.
“O único defeito dele é dividir uma equipe no meio. Não tive obstáculos em trabalhar ou conversar com ele, só que ele sempre conseguiu pôr tudo do seu lado e meio que dividir a equipe. Se tem um carro que compete, sem dúvidas pode ajudar muito; mas, caso contrário, ele pode se tornar um problema”, explicou.
Hoje, Fernando Alonso é o piloto mais experiente da Fórmula 1, com 41 anos de idade e 237 Grandes Prêmios na bagagem. Alonso estreou na categoria em 2001, retirou-se em 2018 e retornou em 2021. Atualmente, o bicampeão está na Alpine, antiga Renault, com a qual ganhou seus Campeonatos. De resto, já representou também a McLaren e a Ferrari, sendo o sexto maior vencedor da história, somando ao todo 32 vitórias.