Fórmula 1: apesar da vitória, Verstappen diz que sofreu o ‘pior pesadelo’ no GP da Bélgica
Piloto da Red Bull triunfou mais uma vez na F1, mas um incidente particular assustou o atual campeão em Spa; entenda
O atual campeão de Fórmula 1 Max Verstappen fez um trabalho tranquilo em todo o grid no Grande Prêmio da Bélgica deste domingo. Mesmo largando longe, o piloto venceu a corrida em Spa.
O holandês qualificou-se na pole; no entanto, caiu após uma penalidade por novos componentes do motor, excedendo seu limite legal. Isso, porém, não incomodou Verstappen, pois durante todo o fim de semana ficou mais de meio segundo à frente de todos os outros, independentemente do composto do pneu.
Assim, o piloto da Red Bull F1 já estava no top 10 ao fim da primeira volta, antes de chegar à liderança na volta 12. Após fazer sua primeira parada na volta 16, Verstappen se viu atrás de Carlos Sainz; mas voltou a passar o espanhol e retomou a liderança duas voltas depois.
Verstappen passou a aumentar a distância e conquistou sua nona vitória na temporada 2022 de Fórmula 1. E, no entanto, sua corrida em Spa poderia ter terminado na primeira volta, porque o holandês teve de atravessar um caos iniciado por Lewis Hamilton e Fernando Alonso em Les Combes.
Por outro lado, o incidente quase arruinou o GP de Charles Leclerc. O ferrarista começou a corrida lá atrás, depois que também recebeu uma punição no grid por novos componentes do motor.
Leclerc foi aos boxes na quarta volta, informado de que uma sobreviseira estava presa em seu duto de freio dianteiro direito, o que afetava seu resfriamento. Depois, as filmagens mostraram que era uma sobreviseira de Verstappen que ficara no carro de Leclerc.
Perda da sobreviseira: ‘pior pesadelo’, diz Verstappen após GP da Bélgica de Fórmula 1
Durante a coletiva de imprensa em seguida ao GP da Bélgica de Fórmula 1, jornalistas perguntaram a Verstappen sobre essa circunstância infeliz. O piloto não imaginou que fosse uma peça dele, afirmando que esse incidente é o “pior pesadelo” de todos os pilotos.
“Muita sujeira; tirei minha sobreviseira porque mal conseguia ver nada. Carlos me disse que era isso, mas eu não sabia. Espero que não seja meu. É que havia um monte de coisas. É super azar quando isso acontece. Em uma pista de F1 como essa, você os tira muito rapidamente. Trata-se do pior pesadelo. Infelizmente aconteceu”, disse.
Leclerc terminou em sexto em Spa, depois de uma punição de cinco segundos que o pôs atrás de Fernando Alonso. O piloto da Ferrari acelerou no pit-lane por apenas 1 km/h, como resultado de uma falha no sensor. Segundo o chefe da equipe Mattia Binotto, a sobreviseira de Verstappen presa no carro prejudicou o sensor.
“A razão por que aceleramos demais é que estava no limite. Infelizmente, não estávamos usando nossos sensores normais para medir a velocidade; eles falharam durante o superaquecimento. Com a sobreviseira de Max, nossa estratégia de recuperação talvez não foi muito precisa”, disse o chefe da Ferrari F1.