F1: Verstappen detona FIA: “Nos tratam como amadores”
Atual campeão da F1 se diz frustrado por FIA não ouvir os pilotos para melhorias
Nos últimos anos o debate sobre a participação dos pilotos nas decisões tomadas pela FIA, na F1, vem sendo recorrente.
Recentemente, um dos principais assuntos seria sobre a fiscalização de limites das pistas.
No ginal de semana do Hungaroing, na Hungria, o piloto Sérgio Pérez teve uma volta excluida no Q2 pois, segundo a fiscalização, ele havia ultrapassado o limite da pista.
Após análise realizada pela FIA, a decisão foi revertida e a volta devolvida para o piloto.
Mas para o campeão Max Verstappen, a FIA tem tratado os pilotos como “amadores”
Por outro lado, os novos diretores de prova, Niels Wittch e Eduardo Freitas, vêm adotando uma postura mais rígida e afirmando que a linha branca é o limite da pista, independente do circuito.
Entretanto, Verstappen os pilotos pediram “mais clareza e rigidez” para a FIA sobre os limites da pista e entende que a federação está indo longe demais.
“Eles começaram a falar sobre a curva 13 [da Hungria], a saída, a linha pontilhada como o limite. Havia uma zebra e uma linha branca ao lado que, pra mim, seria o limite. Temos tantas coisas bobas que inclusive tornam as coisas mais difíceis para eles controlarem“, afirmou Verstappen.
Outro piloto impactado e frustrado é Pierre Gasly. No GP da Áustria, ele foi eliminado da classificação, enquanto Pérez teve permissão para seguir no Q2, mesmo com a violação de limite de pista.
Pilotos frustrados na F1
Um dos principais pontos citados por Verstappen é a falta de vontadade da Federação em ouvir os pilotos.
“Como pilotos, sempre queremos ajudar e aconselhar, mas não nos ouviram e isso é frustrante. Não quero brigar com eles, quero aconselhar, mas parece que não ligam. Para mim, parece que nos tratam como amadores. Não acho isso correto“, disse o holandês.
Por fim, Verstappen ainda disse que as câmeras no carro não dão a perspectiva correta para que se possa avaliar os limites pedidos pela FIA.
“Na Áustria, por exemplo, por que precisamos de limites de pista nas curvas 4 e 6? Há brita ali, e mesmo se você sai um pouco, acaba se penalizando por isso, você vai danificar seu carro, você vai mais lento. E aí entra a questão da linha pontilhada, é tudo confuso“, finalizou Verstappen.