A Fórmula 1 volta no próximo domingo para o GP da Bélgica no tradicional circuito de Spa-Francorchamps com um Max Verstappen buscando garantir o mais rápido possível o seu bicampeonato da categoria na segunda metade da temporada, porém outro fator importante envolvendo Hamilton da Mercedes F1 e Ayrton Senna também estará em pauta.
No caso, estamos falando dos maiores vencedores da história do GP da Bélgica, que Lewis Hamilton ocupa a terceira colocação com quatro triunfos ao lado de nomes pesados da história da F1, como o seu compatriota Jim Clark e o finlandês Kimi Räikkönen, que se aposentou da Fórmula 1 no ano passado.
Hamilton pode igualar Senna
Por mais que a atual temporada da Fórmula 1 mostre que Hamilton tenha uma baixa probabilidade de vencer o GP da Bélgica, números são números, e caso o heptacampeão surpreenda e leve a sua Mercedes F1 ao lugar mais alto do pódio em Spa-Francorchamps, ele subirá para a segunda posição no ranking de maiores vencedores da corrida belga, se igualando ao seu ídolo Ayrton Senna.
Senna ganhou o GP da Bélgica quatro vezes seguidas
Ayrton Senna venceu o GP da Bélgica de F1 em cinco ocasiões, nos anos de 1985, 1988, 1989, 1990 e 1991. Hamilton levou em 2010, 2015, 2017 e 2020. O heptacampeão mundial de Fórmula 1 chegou em terceiro na última corrida em Spa-Francorchamps, que não teve nenhuma ação, pois devido à forte chuva, os carros deram apenas duas voltas atrás do safety car e uma bandeira vermelha foi dada no meio da terceira volta.
Michael Schumacher segue absoluto no GP da Bélgica de F1
Com um total de seis vitórias, o alemão Michael Schumacher reina absoluto como o maior vencedor do GP da Bélgica, com seus triunfos nos anos de 1992, 1995, 1996, 1997, 2001 e 2002.