PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Automobilismo F1: FIA explica porque livrou Hamilton de punição em acidente com Alonso

F1: FIA explica porque livrou Hamilton de punição em acidente com Alonso

Britânico heptacampeão da F1 colidiu com o rival espanhol na primeira volta do GP da Bélgica, realizado no circuito Spa Francorchamps

Por Octávio Almeida Jr em 28/08/2022 20:34 - Atualizado há 11 meses

Joe Portlock/Getty Images

Lewis Hamilton foi protagonista no GP da Bélgica deste domingo (28). Não por causa de uma vitória ou ultrapassagens impressionantes, mas sim por um acidente que ocorreu logo na primeira volta da prova realizada no circuito Spa Francorchamps.

O britânico largou bem e ultrapassou Sergio Pérez. Ao brigar pela vice-liderança com Fernando Alonso, o piloto da Mercedes colidiu com o adversário bicampeão da F1.

O carro guiado por Lewis Hamilton, o W13, pegou fogo depois do acidente. Via rádio, o esportista foi recomendado pela equipe a abandonar a prova.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), por uma questão protocolar, avalia todos os acidentes para decidir se pune, ou não, algum piloto envolvido.

Lewis Hamilton passou ileso. Não foi punido. Em nota, a entidade explicou a decisão.

“Os comissários revisaram as evidências em vídeo e determinaram que Alonso estav do lado de dentro na curva 5”, iniciou a FIA.

“As rodas dianteiras de Hamilton estavam à frente das de Alonso na entrada da curva. Alonso deslocou o carro para dentro com os dois pneus do lado direito totalmente na zebra e até um pouco dentro da zebra”, acrescentou.

“Em nenhum momento, Alonso pareceu perder o controle ou sofrer understeer. Hamilton virou em direção ao Apex da curva com Alonso ainda ao lado e a colisão ocorreu”, prosseguiu.

“Os comissários consideraram que este foi um incidente na primeira volta com muito movimento em relação a outros carros nas primeiras curvas e, portanto, não tomaram mais medidas”, disse a FIA.

Se por um lado Hamilton não foi punido, por outro, foi advertido porque não se direcionou para o centro médico logo após a colisão.

“Os comissários receberam um relatório do diretor de corrida de que o piloto Hamilton se recusou a visitar o Serviço Médico do Evento após seu acidente na volta 1”, relatou a FIA.

“Esta não é a primeira vez nesta temporada que os pilotos inicialmente se recusaram a fazer um exame médico”, afirmou.

“Os comissários emitem um aviso neste caso, com um lembrete a todos os pilotos de que ações mais severas podem ser tomadas no futuro”, concluiu a entidade.

Campeões da F1, Hamilton e Alonso colidiram no GP da Bélgica

Exit mobile version