Ao mesmo que tempo que ganhou o reforço de Gabriel Carabajal, o técnico Lisca terá dificuldades em breve para montar a lista de relacionados do Santos para a sequência da Série A do Campeonato Brasileiro.
Com sete estrangeiros, Rodrigo Fernández, Carlos Sánchez, Yeferson Soteldo, Jhojan Julio, Brayan Ângulo e Leonardo Zabala, o Santos passa a ter dois atletas acima do limite estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol.
De acordo com o departamento de competições da CBF, o limite de estrangeiros para competições nacionais é de cinco atletas. Dos sete, pelo menos três, já saem na frente entre os preferidos da comissão técnica alvinegra.
O primeiro deles, por exemplo, é o recém-contratado Yeferson Soteldo. Afinal, o venezuelano foi a principal contratação do Santos nesta janela de transferências. O camisa 10, inclusive, chegou com status titular absoluto.
Os uruguaios Rodrigo Fernández e Carlos Sánchez vivem situação parecida. Ambos se consolidaram na equipe desde que Lisca assumiu comando técnico do Peixe. O último gringo contratado foi Gabriel Carabajal.
Por ser um desejo de Lisca, ele tem boas chances de assumir um lugar no meio-campo alvinegro. Sua contratação faz o treinador pensar escalar o trio Rodrigo Fernández, Carlos Sánchez e Gabriel Carabajal na sequência da Série A.
Com isso, as cinco vagas gringas seriam ocupadas por dois uruguaios, um argentino e um venezuelano. Dessa forma, restaria uma vaga para o comandante preencher com Jhojan Julio, Bryan Angulo ou Leonardo Zabala.
O primeiro perdeu espaço logo após a demissão de Fabián Bustos, o segundo ainda não agradou com a camisa santista, enquanto o terceiro já foi relacionado um jogo do time principal em 2022.
Dois estrangeiros decepcionaram
Apesar de não falar abertamente, o presidente do Santos, Andres Rueda, faz planos para enxugar o elenco com a saída de dois jogadores. Afinal, Jhojan Julio e Bryan Angulo ainda não corresponderam às expectativas desde que desembarcaram na Vila Belmiro.
O camisa 8 foi emprestado pela LDU Quito por 14 meses, até o dia 31 de maio de 2023. A opção de compra poderá ser exercida após o fim do acordo. Entretanto, o Santos não faz planos para empenhar dinheiro na aquisição do atleta.
O centroavante, por sua vez, chegou em definitivo ao Santos em uma operação sem custos após deixar o Cruz Azul, do México. Apesar disso, o camisa 15 ainda não deslanchou na equipe paulista. Por isso, não será nenhum mistério se ambos deixarem o Peixe em breve.