Charles Leclerc, da Ferrari, já perdeu a liderança da corrida nove vezes nesta temporada de Fórmula 1, devido a vários problemas: tanto erros estratégicos como de pilotos. Assim, Max Verstappen, da Red Bull Racing, acumula uma liderança no Campeonato de Pilotos que muitos consideram inalcançável – 80 pontos.
A Red Bull Racing tem a Ferrari como principal concorrente ao título de F1 neste ano, mas a Scuderia comete inúmeras falhas. Já entre Verstappen e Sergio Pérez, seu companheiro de equipe, a equipe austríaca venceu nove corridas de 13 possíveis nesta campanha, enquanto a Ferrari soma quatro.
Só Verstappen sozinho já venceu oito vezes em 2022, colocando-se em tranquila posição para manter o título de Campeão Mundial de Fórmula 1.
O ex-piloto de F1 Mika Salo disse ao RacingNews365 que o holandês é o “piloto perfeito”, o que lhe permite “brincar” com Leclerc. “Max tem muito mais autoconfiança. Ele já tem um título no bolso e ganha corrida atrás de corrida. Essa autoconfiança é o ponto mais forte dele”, disse Salo.
“Ele não comete mais erros, enquanto alguns anos atrás ele às vezes cometia. Isso está completamente desaparecido agora. Ele pode brincar com Leclerc por causa disso”, acrescentou.
Domínio da Red Bull e de Verstappen na Fórmula 1: Salo vê Leclerc ‘incerto’
No começo da temporada, parecia que Verstappen teria como maior desafio o seu próprio companheiro de equipe na luta pelo Campeonato Mundial de 2022; entretanto, Pérez caiu de rendimento na F1 desde que venceu o Grande Prêmio de Mônaco.
Salo atribui isso ao carro RB18 se adequar melhor a Verstappen do que ao mexicano, sendo este incapaz de acompanhar o ritmo. “A Red Bull F1 combina muito bem com Max e ele a pilota de forma brilhante. Portanto, tampouco Pérez pode acompanhá-lo no momento. Ele estava mais perto no início da temporada, mas a diferença agora é muito grande. Acho que Max tem o carro e as táticas muito melhor sob controle”, explicou.
O domínio absoluto de Verstappen possivelmente levou a Ferrari a cometer muitos erros estratégicos, e Leclerc geralmente foi a vítima. Para Salo, a predominância da Red Bull no campeonato de Fórmula 1 de 2022 deve-se à experiência: “Acho que na Red Bull são mais experientes. Leclerc ainda é um pouco incerto. Ele tem menos confiança, pois as coisas dão errado com muita frequência; portanto, sente menos apoio da equipe. Para ele, é quase como se devesse esperar para ver o que dará errado”.