A Konami deu o pontapé inicial para a temporada 2022/23 dos jogos eletrônicos de futebol. O eFootball 2023 chegou hoje (25), em forma de atualização gratuita, trazendo novas licenças, mudanças na gameplay e novidades para o modo Dream Team.
Um ano após o terrível lançamento do eFootball, substituindo o antológico Pro Evolution Soccer, a desenvolvedora japonesa traz a edição 2023 de seu game. O jogo continua com o foco no online, valorizando o modo Dream Team, porém, algumas mudanças foram introduzidas no modo offline.
Até o momento, o único modo de jogo single-player presente no eFootball 2023 é o Amistoso. Até esta atualização, haviam apenas nove clubes disponíveis para serem selecionados neste modo e, agora, 26 clubes estão disponíveis.
O modo Master League, um dos mais tradicionais das franquias de futebol da Konami, já foi anunciado como DLC paga, porém, chegará ao eFootball apenas em algum momento de 2023.
Entre os destaques desta atualização, a atenção se volta aos rivais italianos Milan e Inter, que agora estão totalmente licenciados no game, juntos de seu estádio, o San Siro.
O América do México, junto ao Estádio Azteca, também está disponível, graças à parceria da Konami com a Liga BBVVA Bancomer MX.
O Arsenal, da Premier League, também fechou recentemente uma parceria com a Konami e está totalmente licenciado no eFootball 2023.
Nas patch notes oficiais sobre a atualização, a Konami destaca melhorias na movimentação dos jogadores, principalmente em situações de corrida ou mudanças bruscas de velocidade. Também foram realizadas alterações nas bolas paradas, como os escanteios, e foi corrigido um erro de posicionamento dos meias no estilo de jogo “Passe Longo”.
O eFootbal 2023 é uma atualização gratuita para o jogo da Konami e está disponível para PC, Mobile, Playstation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.
O fim do PES e o terrível início do eFootball
Lançado no dia 30 de setembro do último ano, o eFootball foi motivo de diversas polêmicas durante os últimos meses, graças ao seu novo modelo de estratégia, sendo um jogo, até então, gratuito em sua totalidade, porém incompleto, enquanto ainda aguarda novas atualizações que trarão novos modos ao game. Além disso, um desastroso lançamento, recheado de bugs, tornou o jogo uma piada entre a comunidade gamer.
Enquanto via seu “rival” FIFA 22 crescer sua comunidade, mesmo também contendo seus problemas, o eFootball 2022 recebia atualizações que resolveram alguns aspectos negativos, porém, ainda não foram suficientes para trazer de volta ao jogo de futebol da Konami o mesmo sucesso de seu antecessor, Pro Evolution Soccer (PES), possuía, perdendo, assim, muitos de seus jogadores para o game da EA Sports.
Agora, com o lançamento da atualização que traz a temporada europeia de 2023 ao jogo e novidades a caminho durante os próximos meses, a Konami espera retomar seu lugar no cenário dos jogos de futebol que, ao menos no momento, é dominado com tranquilidade pela EA Sports.