PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Extracampo Deus? Religião tem Maradona como um messias na Argentina

Deus? Religião tem Maradona como um messias na Argentina

Igreja Maradoniana, veja culto argentino que tem o jogador como centro

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

A carreira de Diego Maradona foi marcada de altos e baixos, inclusive alguns jornalistas costumavem chamá-la de “do luxo ao lixo”. Falecido em 2020, é famoso pelo gol histórico da Copa do Mundo de 1986, vício em drogas e escândalos, mas também por fazer grande parte da cultura e sociedade argentina, veja mais.

Conheça mais sobre a igreja Maradoniana

 A influência de Maradona na Argentina foi muito além do que milhares de meninos batizados com seu nome, pontos turísticos criados, murais gigantescos, estádios e bares, chegou ao ponto de religião. O primeiro caso de um altar ou divindade foi em Napolés, no time que defendia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Neste caso, um italiano teria supostamente encontrado uma mecha de cabelo do jogador em um assento após um voo da Alitalia em 1985. Ele teria guardado este item e começou a fazer propaganda como uma relíquia, criando um “altar do cabelo milagroso” em 1991.

No entanto, o culto mais intenso relacionado a Maradona surgiu na cidade de Rosário, na Argentina.  Com uma imitação da estrutura de Igreja Católica, os devotos transformaram Maradona em uma deidade, com imagens e decorações que lembram a trajetória e são considerados altares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Um jornal argentino questionou Alejandro Verón, um dos líderes, e ele disse: “nossa religião é o futebol e, como tiodas as religiões deve ter um deus. Jamais esqueceremos os milagres que Maradona fez em campo e o espírito que despertou nos fanáticos”.

O culto usa um tom sempre muito religioso e tratam o esportista com grande devoção. São extremamente organizados, incluindo um calendário maradoniano onde os anos se contam a partir do nascimento do astro. Já o 22 de junho é considerada a data da Páscoa Maradoniana, pois é o dia do controverso gol do século.

Dentro da religião, também há milagres, natal maradoniano e tem até uma tábua dos dez mandamentos, entre eles: defender a camisa da Argentina a todo custo, espalhar notícias de milagres de Diego por todo o Universo, entre muitos outros.

PUBLICIDADE

Fiéis da Igreja de Maradona

Atualmente, conta com diversos fiéis, a maioria deles muito mais ativos nas redes sociais do que presencialmente. No entanto, segundo relatórios há mais de 500 mil fiéis em todo o mundo que variam com idades entre 15 a 70 anos, na sua grande maioria homens.

PUBLICIDADE

Além disso, para fazer parte da igreja é necessário fazer um rito que consiste em marcar um “gol da mão de Deus”. Assim, o interessado consegue um certificado como seguidos fanático de Maradona e participar das “missas”.  

Better Collective