Em dezembro do ano passado, a notícia da compra de 90% da SAF do Cruzeiro por parte de Ronaldo Fenômeno caiu como uma bomba no futebol brasileiro. A negociação foi feita de forma rápida e anunciada em pouco tempo, surpreendendo muita gente.
Naquela ocasião, Ronaldo já era proprietário do Valladolid, da Espanha, e não pensava em investir em clubes do Brasil. Mas ele revelou como sua opinião mudou de uma hora para outra.
Durante evento da XP Investimentos, o ex-jogador revelou que recebeu uma mensagem de WhatsApp de Pedro Mesquita, CEO da empresa, que o fez repensar sua decisão.
“Até então eu não tinha intenção de fazer aquisição aqui no Brasil justamente por não ter uma segurança jurídica. Recebi a mensagem do Pedro e mexeu comigo imediatamente devido à minha história com o Cruzeiro, minha passagem”, contou Ronaldo.
“Eu saí bem novinho de lá, o Cruzeiro abriu as portas do mundo para mim e agora ter a possibilidade de fazer uma recuperação. Vi um potencial gigantesco naquilo, igual ao tamanho da dívida que também é gigantesca. Mas ainda assim, vi o potencial ainda maior”, continuou.
Ronaldo Fenômeno fez questão de mostrar a mensagem de WhatsApp para as pessoas que estavam acompanhando o evento Expert XP 2022. O texto dizia o seguinte:
“Boa tarde, Ronaldo. Tudo bem?
Aqui quem manda mensagem é Pedro Mesquita, da XP.
Sou diretor e responsável pelo Banco de Investimentos.
Recentemente montamos um programa de esportes na empresa e estamos assessorando Cruzeiro e Botafogo na venda de participação, além de outros projetos.
Gostaria de discutir com você algumas oportunidades e mostrar o projeto.”
Tudo muito rápido
A mensagem de Pedro Mesquita foi enviada a Ronaldo no dia 4 de novembro de 2021. A assinatura da carta de intenções de compra da SAF do clube mineiro aconteceu em 18 de dezembro, apenas um mês e meio depois.
Lembrando que a XP Investimentos foi a empresa responsável pela captação de investidores para o Cruzeiro.
“O conselho e a torcida esperavam que chegasse um sheik árabe colocando dinheiro, pagando a dívida, injetando dinheiro sem projeto, sem processos, de modo que o conselho pudesse perpetuar ali dentro tomando as decisões”, disse Ronaldo.
“Um medo natural se daria certo, se teria os investimentos adequados. Comecei a falar diretamente através das minhas lives com o torcedor, explicando passo a passo como seria feito. Foi bem difícil, mas, ao mesmo tempo, muito prazeroso”, completou o Fenômeno.
Coincidência ou não, o Cruzeiro vem se reerguendo após a aquisição de Ronaldo no ano passado. A Raposa lidera a Série B do Brasileirão com larga vantagem e a confirmação da volta à elite nacional em 2023 é questão de tempo.