Acontece hoje, no Maracanã, o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, entre Fluminense e Fortaleza. Na primeira partida, no Castelão, os cariocas levaram a melhor, vencendo os cearenses pelo placar por 1 x 0.
O primeiro jogo da decisão foi equilibrado, apesar da vitória do Fluminense. O time do Fortaleza conseguiu dominar o primeiro tempo, concluindo mais ao gol, mas foi o Tricolor do Rio que a abriu o placar. Na segunda etapa, os visitantes foram mais perigosos, porém, não conseguiram ampliar o resultado.
Uma nova história
Os dois clubes estavam em fases diferentes quando ocorreu o primeiro jogo, em 28/07. O Fortaleza amargurava a lanterna do Brasileirão, enquanto o Fluminense lutava para se aproximar do líder Palmeiras.
Pelos lados do Leão, o time ainda sofria o baque da eliminação da Libertadores e a última posição na tabela da Série A incomodava. As três partidas disputadas depois do confronto contra o Fluminense foram vencidas, contra Cuiabá, Internacional e Ceará.
Já o Fluminense estava em 3º lugar no Brasileirão, somente 5 pontos distante da liderança. Nos três jogos sequenciais, empatou com o Santos, venceu o Cuiabá e tomou um sonoro 3 x 0 do Internacional, no Beira-Rio.
Com os resultados, o Fortaleza pulou da lanterna para 15ª posição, ganhando sobrevida na competição. O Flu se afastou do Palmeiras, e está hoje há 10 pontos de distância. Para piorar, viu o rival Flamengo subir de produção e chegar à vice-liderança.
Como os times chegam para a decisão?
Embalado por 3 vitórias seguidas, o Fortaleza precisa administrar o psicológico para enfrentar um Maracanã lotado. Sem nenhum desfalque, o treinador Vojvoda pode entrar com força máxima para a partida.
O mesmo não pode se dizer de Fernando Diniz, pois não pode contar com o atacante recém contratado Alan e nem com o zagueiro David Braz, ambos lesionados. O Fluminense ainda tenta se recuperar da derrota diante do Internacional, no último domingo.
No geral, os times devem buscar o ataque, até pela característica dos treinadores. Vojvoda e Diniz possuem estilos de jogo parecidos, com prioridade para a posse de bola e troca de passes, o que promete uma grande partida no Maracanã.
Ficha Técnica: Fluminense x Fortaleza
Data: 17/08/2022
Horário: 20h
Estádio: Maracanã (RJ)
Competição: Copa do Brasil
Provável Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato e Ganso; Arias, Cano e Matheus Martins. Técnico: Fernando Diniz
Provável Fortaleza: Fernando Miguel; Britez, Titi, Benevenuto e Capixaba; Zé Welison, Lucas Sasha e Ronald; Moisés, Galhardo e Robson. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Bruno Pires (GO)
Quarto árbitro: Grazianni Rocha (RJ)
Árbitro do VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)