Home Futebol Conmebol pede à Fifa para seguir formato de Eliminatórias para a Copa de 2026

Conmebol pede à Fifa para seguir formato de Eliminatórias para a Copa de 2026

Possibilidade de alterar formato do torneio para próximo ciclo da Copa do Mundo foi descartada pela entidade

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

As Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 devem seguir o mesmo formato das anteriores. A Conmebol, através de seu Conselho, enviou à Fifa um pedido para que a competição se mantenha jogada do jeito atual, com todas as seleções se enfrentando em pontos corridos.

A entidade divulgou em seu site na segunda-feira (22) a requisição. De acordo com o texto, a decisão de manter o torneio eliminatório no modo atual foi feita em ‘decisão unânime’ de todas as dez entidades afiliadas, em reunião realizada em Santiago (Chile).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com a Copa de 2026 indo de 32 para 46 seleções participantes, a Conmebol terá direito a seis vagas diretas (ao invés das quatro vigentes até o Catar-2022) e mais uma vinda da repescagem. Por conta disso e outros fatores, houve discussões sobre se o calendário atual de jogos deveria ser mantido ou alterado para refletir tais alterações.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI4bzBSQkNBTSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em conversa em grupos de mensagens, os capitães das seleções sul-americanas chegaram a discutir o assunto e até propor a mudança de de formato das Eliminatórias. A principal sugestão seria o retorno de um sistema semelhante usado na Copa de 1994, em que as seleções fossem divididas em grupos de cinco (Brasil e Argentina possivelmente em grupos diferentes) e estes jogassem dentro das respectivas chaves. Em 1994, foram nove seleções por conta suspensão do Chile pelo ‘caso Rojas’ nas Eliminatórias da Copa de 1990.

PUBLICIDADE

Dirigentes também discutiram as mudanças, mas houve a preferência das federações nacionais e da Conmebol a manter o formato, mesmo com o risco de Brasil e Argentina já terem ‘antecipadamente’ duas das vagas pela superioridade de ambas no futebol sul-americano, como aconteceu nas últimas Eliminatórias.

Better Collective