As Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 devem seguir o mesmo formato das anteriores. A Conmebol, através de seu Conselho, enviou à Fifa um pedido para que a competição se mantenha jogada do jeito atual, com todas as seleções se enfrentando em pontos corridos.
A entidade divulgou em seu site na segunda-feira (22) a requisição. De acordo com o texto, a decisão de manter o torneio eliminatório no modo atual foi feita em ‘decisão unânime’ de todas as dez entidades afiliadas, em reunião realizada em Santiago (Chile).
Com a Copa de 2026 indo de 32 para 46 seleções participantes, a Conmebol terá direito a seis vagas diretas (ao invés das quatro vigentes até o Catar-2022) e mais uma vinda da repescagem. Por conta disso e outros fatores, houve discussões sobre se o calendário atual de jogos deveria ser mantido ou alterado para refletir tais alterações.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI4bzBSQkNBTSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Em conversa em grupos de mensagens, os capitães das seleções sul-americanas chegaram a discutir o assunto e até propor a mudança de de formato das Eliminatórias. A principal sugestão seria o retorno de um sistema semelhante usado na Copa de 1994, em que as seleções fossem divididas em grupos de cinco (Brasil e Argentina possivelmente em grupos diferentes) e estes jogassem dentro das respectivas chaves. Em 1994, foram nove seleções por conta suspensão do Chile pelo ‘caso Rojas’ nas Eliminatórias da Copa de 1990.
▪️ A decisão unânime foi tomada durante a reunião do Conselho da CONMEBOL e já foi proposta em uma nota enviada à FIFA.#AcrediteSempre https://t.co/Cynna4RSnE
— CONMEBOL 🇧🇷 (@CONMEBOLBR) August 23, 2022
Dirigentes também discutiram as mudanças, mas houve a preferência das federações nacionais e da Conmebol a manter o formato, mesmo com o risco de Brasil e Argentina já terem ‘antecipadamente’ duas das vagas pela superioridade de ambas no futebol sul-americano, como aconteceu nas últimas Eliminatórias.