Corinthians e Flamengo se enfrentam nesta terça-feira (2) pelo primeiro jogo das quartas de final da Libertadores. Os dois clubes possuem as maiores torcidas do Brasil e o último duelo no torneio entre o paulista e o carioca, aconteceu em 2010 pelas oitavas de final.
Na ocasião, os dois times viviam momentos distintos, principalmente o Flamengo. Se hoje o Rubro-Negro conta com um elenco estrelado, naquela época era diferente. O Flamengo não tinha uma boa gestão e estava afundado em dívidas, o que refletiu em campo. O clube passou pela fase de grupos no sufoco e foi o pior time entre os 16 que avançaram para as oitavas de final.
O destaque do Flamengo era o forte ataque, que era formado por Adriano Imperador e Vagner Love. Fora eles, os jogadores mais conhecidos eram os experientes laterais Léo Moura e Juan, o volante Maldonado e o meio-campista Kleberson, pentacampeão com a seleção em 2002, mas já em final de carreira.
Mais consolidado, o Corinthians buscava estruturar o plantel com uma reconstrução pós Série B. Esta série de investimentos contribuiu para o progresso do clube, que venceu a Libertadores e o Mundial de 2012.
Naquela ocasião, o Timão contava com duas estrelas, Ronaldo e Roberto Carlos. Integravam também o elenco, Alessandro, Chicão, Ralf, Paulinho, Danilo e Jorge Henrique.
O jogo
Na partida de ida, no Maracanã, o Flamengo venceu por 1 a 0, com gol de pênalti de Adriano. Na volta, no Pacaembu, o Corinthians foi avassalador no primeiro tempo e terminou vencendo por 2 a 0, com gols de Ronaldo e um contra do jovem zagueiro David Braz.
O Timão teve pelo menos mais umas quatro chances claras de gol na etapa. O Flamengo, por sua vez, quase não conseguiu atacar. A única chance clara do Rubro-Negro foi com Adriano, mas no contra-ataque, saiu um dos gols do Corinthians. Fora isso, a equipe carioca encontrou dificuldades e buscou a defesa no primeiro tempo.
O Flamengo voltou com outra mentalidade na sequência e uma postura mais ofensiva resultou em gol de Vagner Love, aos 4 minutos do segundo tempo. Este resultado garantia o avanço do clube da Gávea na competição,
Para reverter o quadro, o Corinthians optou por atacar, mas não teve boa precisão devido ao nervosismo. As melhores chances do Timão foram uma bola na trave de Ronaldo e uma cobrança de falta de Chicão, nos acréscimos do segundo tempo.
O jogo terminou em 2 a 1 e o Flamengo avançou para as quartas de final, após 17 anos. O Rubro-Negro enfrentou o Universidad do Chile, porém não obteve sucesso. O time foi eliminado devido ao elenco que era bastante limitado.
Escalação do Corinthians: Felipe; Alessandro (Paulinho), Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias (Jucilei) e Danilo; Jorge Henrique (Iarley), Dentinho e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes
Escalação do Flamengo: Bruno; Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Maldonado (Toró), Willians e Vinicius Pacheco (Kleberson); Vagner Love (Fierro) e Adriano.
Técnico: Rogério Lourenço.
Clique aqui para saber mais sobre o mundo do futebol