O Flamengo está voltando a ser o time imponente que era temido pelos adversários. Dessa forma, o dedo de Dorival Júnior é fundamental para a grande evolução da equipe. Assim, jogadores como Arrascaeta voltam a se destacar como nos tempos da melhor fase rubro-negra. A atuação de luxo na partida de ida das quartas-de-final da Libertadores é um reflexo.
O uruguaio voltou a ser decisivo ao marcar o primeiro gol da vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, na última terça (02), na Neo Química Arena. Nesse sentido, Dorival afirmou ter ajustado o posicionamento de Arrascaeta na equipe, assim que chegou para comandar o Flamengo. Anteriormente, seu antecessor Paulo Sousa chegava a colocá-lo de volante, jogando mais recuado.
Dorival dá mais liberdade de movimentação para Arrascaeta, com relação a Paulo Sousa
Agora, Dorival tem deixado Arrascaeta mais à vontade em campo, dando ao camisa 14 mais liberdade para flutuar no meio. Assim, se movimenta na região da intermediária adversária, revezando com Everton Ribeiro nos dois lados. O atual treinador do Flamengo considera fundamental que os meias fiquem o máximo de tempo possível com a posse de bola.
Desse modo, o colunista do UOL, Rodrigo Coutinho, acredita que o crescimento do uruguaio esteja relacionado com uma modificação no conceito ofensivo do Flamengo. Enquanto Paulo Sousa buscava um jogo mais posicional, Dorival concede mais liberdade para a movimentação dos atletas.
Conforme Rodrigo Coutinho, com o antecessor português, “cada jogador ocupava um espaço no campo, se mexia dentro desse espaço e as interações aconteciam mais naturalmente, com cada um no seu pedaço”. Embora o jornalista afirme que a região onde Arrascaeta atua com Dorival seja semelhante, ou seja, atrás da dupla de atacantes, algumas ações são diferentes.
“Antes jogava por trás de um centroavante só. Ele (Arrascaeta) parte basicamente do mesmo setor, mas o que muda mais é a liberdade de movimentação. Cai para esquerda, cai para direita, entra mais na área, flutua nas costas do volante… Meio que se aproxima sempre do setor onde a bola está, e como é um jogador de muita qualidade, isso faz com que ele cresça“, avalia Coutinho.
A importância de Dorival na parte anímica do Flamengo
Dorival Júnior ajudou a melhorar o ambiente do elenco do Flamengo, conforme destacou Arrascaeta na coletiva depois da vitória sobre o Corinthians em Itaquera. Nesse sentido, o uruguaio admitiu o momento difícil quando Paulo Sousa saiu. “Precisávamos de um cara que que viesse e voltasse a dar essa força para nós. Então, no dia a dia, a gente começou a acreditar nas coisas e fomos evoluindo. Quando você ganha, o ambiente vai ficando ainda melhor e a gente está numa fase crescente“, declarou o camisa 14.
Ainda sobre Paulo Sousa, Arrascaeta reconheceu que o elenco não conseguiu executar as ideias desejadas pelo português. “Talvez não fizemos as coisas do jeito que ele queria. Não deu certo, mas acontece no futebol em muitas equipes“, disse o uruguaio, complementando que o plantel captou rapidamente os conceitos de Dorival.