O Chelsea sofreu muito nessa janela de transferências. O time inglês perdeu alguns de seus principais jogadores devido às dificuldades de negociar contratos em meio a troca de donos. Com isso, os zagueiros Rudiger e Christensen foram os primeiros a sair.
Porém, para a felicidade do time inglês e sua torcida, outros jogadores foram convencidos a permanecer na Ingleterra, como foi o caso de Azpilicueta, que esteve muito perto de ir jogar pela Barcelona nessa temporada.
Depois de renovar o seu contrato com o Chelsea, o lateral direito comentou sobre sua negociação recente com o Barcelona, que quase terminou com a sua ida para a Espanha.
“É verdade que é uma situação muito rara. Eu estava sem contrato até março. Joguei as partidas necessárias para renovação automática, mas o clube ainda estava suspenso…Mas minhas ações falaram por si mesmas. Fiquei comprometido com o clube, joguei os jogos e isso mesmo não sabendo o que ia acontecer. Os novos donos chegaram e tivemos conversas muito honestas. Decidi que a coisa certa a fazer era ficar em casa”. -Afirmou o atleta em entrevista ao Daily Mail, assegurando o seu comprometimento com o time de Londres.
Azpilicueta também falou sobre interesse em sair do Chelsea
“Sim, as conversas(com o Barcelona) estavam lá. Tudo o que envolve o clube. Depois do Mundial de Clubes, onde me tornei o único jogador a conquistar todos os troféus, senti que era hora de voltar à Espanha. Mas então tudo aconteceu com este clube. Eu queria permanecer comprometido com o Chelsea. Nunca fiz nada contra o meu clube. Tivemos conversas privadas onde contei tudo a eles. Tivemos jogadores que saíram e tudo foi assim. Nunca estive em uma situação como essa no mercado de transferências em 10 anos. Foi diferente. Da última vez foi em Marselha e desta vez a situação do contrato tornou-o diferente porque tinha esta cláusula de renovação automática. Por um período eu fui um agente livre e quem sabe o que poderia ter acontecido. Resolvi ficar quieto porque acho que já havia barulho suficiente ao meu redor. Não queria piorar as coisas porque queria me concentrar no meu jogo”-Falou o lateral ainda na mesma entrevista, sobre a dificuldade que passou o clube nessa janela de transferências.
O lateral ainda falou na entrevista sobre a sua visão sobre a carreira depois das conquistas pelo Chelsea e a vontade de atuar em outros times.
“É claro que houve uma mudança no Mundial de Clubes. Trabalhei muito para ganhar este troféu. Tenho o último troféu para ser o único jogador a ter conquistado todos os troféus do clube. Naquele momento, eu me senti diferente. Naquela época, era como ‘uau’, eu ganhei tudo para este clube, então talvez um novo capítulo venha. É verdade que no último intervalo minhas atuações não foram tão boas quanto antes. Paguei um alto preço para jogar de dezembro a fevereiro. Acho que joguei mais minutos e fiz isso jogando como ala. Claro que não estou ficando mais jovem e é uma posição que exige muita energia a cada três dias e jogar no Mundial de Clubes… Acho que todas as emoções, sentimentos e cansaço me fizeram sentir assim. Nos últimos dois meses eu não estava tão bem fisicamente quanto antes…” -Finalizou o veterano.
Azpilicueta está com 32 anos de idade e atua com a camisa do Chelsea desde 2012, quando foi comprado junto ao Olympique de Marselha.
O espanhol já venceu a Champions League uma vez com o Chelsea e duas Ligas Europa, além do Mundial de Clubes. Dentro da Inglaterra, tem duas conquistas da Premier League, uma da Copa da Inglaterra, uma da taça da Liga e uma Supercopa.