A temporada 2022/23 do Campeonato Francês será iniciada nesta sexta-feira (5) com o duelo entre Lyon e Ajaccio, a partir das 16h pelo horário de Brasília, diretamente do Parc Olympique Lyonnais.
O PSG surge mais uma vez como o grande favorito para a conquista do título nacional, mas o Lyon está disposto a tentar atrapalhar os planos de Neymar, Messi e Mbappé após uma forte janela de transferências.
Para deixar você no clima do início da temporada da Ligue 1, o Torcedores.com preparou um resumo com as informações mais importantes antes do início do campeonato.
PSG: FRANCO FAVORITO AO TÍTULO COM A MANUTENÇÃO DO TRIO OFENSIVO
Caso a expectativa seja cumprida sem nenhum contratempo, o PSG é extremamente favorito para a conquista de mais um título da Ligue 1, podendo alcançar o seu décimo primeiro título nacional da primeira divisão.
Liderados pelo técnico vencedor do título, Christophe Galtier, os Parisiens enfrentam uma excelente oportunidade para chegar ao topo do recorde de todos os tempos da Ligue 1, deixando para trás o rebaixado Saint-Etienne.
Neymar, o jogador mais caro do mundo, Lionel Messi, sete vezes vencedor da Bola de Ouro, e o atacante Kylian Mbappe liderarão a disputa pelo título do PSG, que conseguiu manter o trio ofensivo para a atual temporada.
Notícias da imprensa francesa apontaram que o PSG tentou negociar o atacante brasileiro na última janela de transferências, mas faltaram interessados na contratação, e o contrato foi automaticamente renovado até junho de 2024 desde o dia 1º de julho.
Mas a principal vitória nesta janela de transferências foi a renovação com Kylian Mbappé, pois o jovem campeão mundial pela seleção da França estava encaminhado com o Real Madrid antes de decidir voltar atrás e permanecer em Paris.
Apesar do enorme favoritismo, o PSG terá como objetivo voltar a ser dominante no Campeonato Francês, buscando aprimorar o desempenho que ficou abaixo do esperado na última temporada. Para esta missão, o técnico Christophe Galtier foi chamado no lugar de Mauricio Pochettino.
LYON: ÚNICA POSSIBILIDADE REAL DE PERIGO AO PSG
A única equipe que demonstra capacidade para desafiar o domínio nesta temporada da Ligue 1 é o Lyon, clube que conseguiu se reforçar consideravelmente na última janela de transferências.
Além de manter os principais jogadores do elenco como Lucas Paqueta, Karl Toko Ekambi e Houssem Aouar, os Gones desfrutaram de uma janela de transferência espetacular.
Os pródigos Alexandre Lacazette e Corentin Tolisso retornaram ao clube de infância vindos do Arsenal e do Bayern de Munique, respectivamente, enquanto Nicolas Tagliafico chegou do Ajax.
Após um embaraçoso oitavo lugar na temporada passada – seu pior ranking da Ligue 1 no século 21 – o Lyon parece ter preenchido todos os espaços necessários na equipe titular para a atual temporada.
Uma série de reforços de primeira classe deve fornecer ao técnico Peter Bosz poder de fogo suficiente para disputar o título da Ligue 1, além de assumir o favoritismo pela segunda vaga da UEFA Champions League.
OS CANDIDATOS À VAGA NA CHAMPIONS
Além dos dois favoritos citados anteriormente, a terceira e última vaga do Campeonato Francês para a temporada 2023/24 da UEFA Champions League promete fortes emoções.
Monaco
Em primeiro lugar entre os favoritos surge o Mônaco, inspirado por várias contratações promissoras nesta janela, com o objetivo de replicar o feito da temporada passada e conquistar o terceiro terceiro lugar consecutivo.
Philippe Clement, que substituiu Niko Kovac a meio da campanha 2021/22, provou as suas credenciais de treinador durante a sua passagem pelo Club Brugge, transformando o clube do meio de tabela em um forte candidato ao G-3.
A principal contratação do Monaco foi o ex-atacante do Liverpool Takumi Minamino e a ex-estrela da Bundesliga, Breel Embolo.
Rennes
Mas nem tudo será tranquilo para os monegascos, já que o pacote surpresa da temporada passada do Rennes manteve todos os destaques e o técnico Bruno Genesio.
Uma série de resultados negativos no final da temporada passada acabou custando ao Les Rennais uma cobiçada qualificação para a Liga dos Campeões, já que terminou três pontos atrás do Mônaco em quarto.
Caso a equipe consiga encaixar uma boa sequência de vitórias desde o iníci, o Rennes pode complicar as coisas para o time de Clement e o Lyon na próxima corrida pelo futebol da Liga dos Campeões.
OYLMPIQUE DE MARSELHA: INCÓGNITA APÓS SAÍDA DE SAMPAOLI
A briga também promete ser acirrada para a conquista das vagas para a Europa League e Conference League durante o Campeonato Francês. No entanto, a lista de candidatos é iniciada com uma decepção.
O Olympique de Marselha disputará a próxima edição da UEFA Champions League, mas o técnico Jorge Sampaoli deixou o clube repentinamente durante a pré-temporada após um ano de trabalho apenas, incomodado com a passividade da diretoria no mercado de transferências.
O técnico argentino foi o arquiteto da impressionante temporada 2021/22 do Marselha, levando o Les Olympiens ao segundo vice-campeonato da Ligue 1. Só o tempo dirá se Igor Tudor, que levou o Hellas Verona a terminar na Serie A no meio da tabela na última temporada, será capaz de repetir o trabalho de Sampaoli.
Com exceção do ex-atacante do Granada, Luis Suárez, e do ala francês, Jonathan Clauss, o Marselha não conseguiu fechar nenhuma contratação adicional para a temporada.
CANDIDATOS AO REBAIXAMENTO
Clermont
O início sensacional do Clermont em sua primeira campanha na Ligue 1 na última temporada acabou sendo suficiente para manter seu status de primeira divisão por pelo menos mais um ano.
No entanto, os comandados de Pascal Gastien aparentemente perderam o fôlego à medida que a temporada avançava, com suas performances abaixo do esperado na segunda metade da campanha 2021/22, resultando em um 17º lugar.
A menos que eles encontrem uma maneira de reacender suas impressionantes exibições desde o início da temporada passada, o Clermont pode acabar brigando novamente contra o rebaixamento
Lorient
Outro forte candidato à briga é o Lorient, que terminou empatado em pontos com os Lancers na temporada passada. Das equipas que garantiram a sobrevivência na Ligue 1 em 2021/22, ninguém venceu menos jogos do que a equipe de Christophe Pelissier (8), destacando a gravidade da situação.
Uma série de contratações na atual janela de transferências foram de baixo impacto e dificilmente melhorarão as chances de Lorient de evitar outra temporada complicada.
Toulouse, AC Ajaccio e Auxerre
Por fim, é claro, os recém-promovidos Toulouse, AC Ajaccio e Auxerre formarão a parte decisiva de um grupo destinado a lutar contra o rebaixamento até o último fim de semana.
Enquanto os dois primeiros conquistaram a promoção direta para a Ligue 1 como os dois melhores times da Ligue 2, o último desafiou as probabilidades ao derrotar o St Etienne no play-off de rebaixamento.
Campeonato Francês: Informações da transmissão
Assim como ocorreu na temporada anterior, o Campeonato Francês será transmitido mais uma vez com exclusividade pelo Grupo Disney. Todos os jogos da Ligue 1 estarão ao vivo na plataforma de streaming Star Plus, enquanto os jogos mais importantes serão exibidos ao vivo nos canais ESPN.