O Atlético-MG ficou no empate por 2 a 2 com o Palmeiras na partida de ida das quartas de final da Libertadores. Recém contratado pelo Galo, Pedrinho entrou no segundo tempo da partida, e foi aí que surgiu o questionamento: ele tinha condições de jogo? O meia foi expulso no último jogo que disputou na competição, ainda pelo Corinthians, em fevereiro de 2020, mas não chegou a cumprir a suspensão.
Após o apito final no Mineirão, alguns torcedores demonstraram preocupação com utilização do atleta. Pelo lado atleticano, o temor era por uma possível eliminação em caso de escalação irregular de Pedrinho. Isso, contudo, não irá acontecer. De acordo com o Regulamento Disciplinar da Conmebol, a punição já prescreveu.
Segundo o regulamento, as punições por infrações cometidas durante uma partida prescrevem em um ano. A última partida de Pedrinho na Libertadores foi dia 12 de fevereiro de 2020, ou seja, o gancho era válido até fevereiro de 2021.
Na ocasião, Pedrinho foi expulso após receber dois cartões amarelos na eliminação corintiana para o Guarani-PAR na pré-Libertadores. Negociado com o Benfica pouco tempo depois, o meia só retorno ao futebol sul-americano nesta janela.
Veja o que diz o regulamento da Conmebol:
Alguns torcedores me perguntaram se Pedrinho, do Atlético-MG, atuou de maneira irregular hoje por ter sido expulso em FEV/20 pelo Corinthians na Libertadores e ainda não ter cumprido punição.
Localizei no Código Disciplinar a resposta: a punição prescreveu. Indico na seta. pic.twitter.com/fftPkMGSpC
— Rodrigo Fragoso (@reporterfragoso) August 4, 2022
Jogo da volta: Palmeiras x Atlético-MG:
A partida da volta entre Palmeiras x Atlético-MG está marcada, a princípio, para a próxima quarta-feira (10). O confronto será no Allianz Parque, em São Paulo, às 21h30 (de Brasília), novamente com transmissão da ESPN.
Com o empate no Mineirão, quem vencer o próximo jogo avança à semifinal com qualquer placar, por exemplo. Em caso de novo empate, no entanto, a vaga será definida na disputa de pênaltis.
Nesse ínterim de decisão na Libertadores, o Atlético-MG enfrenta o Athletico-PR no Mineirão, pela 21ª rodada do Brasileirão Série A. O jogo será no domingo (7), às 19h (de Brasília). O Galo ocupa a sétima colocação na tabela de classificação, com 32 pontos, sendo dez a menos que o próprio Palmeiras, que lidera a competição.