Home Futebol Athletico supera Palmeiras e abre vantagem na semifinal da Libertadores

Athletico supera Palmeiras e abre vantagem na semifinal da Libertadores

Palmeiras foi superado na Arena da Baixada com uma atuação abaixo da média diante do Athletico Paranaense; Alex Santana foi o autor do gol

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

Palmeiras foi superado na Arena da Baixada com uma atuação abaixo da média diante do Athletico Paranaense; Alex Santana foi o autor do gol

CAP 1-0 PAL

No primeiro jogo válido pelas semifinais da Conmebol Libertadores nesta terça-feira (30), o Athletico Paranaense venceu o Palmeiras com o placar de 1 a 0, na Arena da Baixada, abrindo vantagem no confronto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No primeiro tempo, o Furacão conseguiu sete finalizações e aproveitou as falhas nas transições do Palmeiras para superar o alviverde com gol de Alex Santana. No segundo tempo, o jogo ficou mais truncado, principalmente após as expulsões de Hugo Moura e Felipão, mas o Palmeiras não levou perigo real de gol ao Furacão.

O jogo de volta deste confronto será realizado na próxima terça-feira, dia 6 de setembro, a partir das 21h30 pelo horário de Brasília, no Allianz Parque.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os planos táticos das equipes foram desvendados já nos primeiros minutos. Felipão optou por marcação no 4-1-4-1 em bloco baixo, enquanto Abel Ferreira apresentou um Palmeiras com López mais à frente, Rony aberto pela esquerda, Dudu pela direita e Veiga na criação.

Foram raras as oportunidades de gol no primeiro tempo, mas o Palmeiras levou bastante perigo aos 5′. Flaco López recuperou a posse no campo ofensivo e tabelou com Dudu para receber com liberdade na área, mas o atacante isolou na finalização.

Aos 13′, foi a vez do Furacão quase abrir o placar após ótima jogada individual de Hugo Moura na esquerda. No cruzamento para a grande área, Gustavo Gómez se atrapalhou e Weverton teve que salvar o Palmeiras de um gol contra.

PUBLICIDADE

Porém, o Athletico Paranaense começou a ganhar território, e aos 22′, o Furacão abriu o placar na semifinal. Vitor Roque recebeu ótimo passe dentro da área e girou para acionar Alex Santana, vencendo o goleiro Weverton com um leve toque na bola.

PUBLICIDADE

A sequência do primeiro tempo foi melhor para o Furacão, pois a equipe de Felipão encaixou a marcação diante da equipe alviverde, que voltou a ter uma chance de gol apenas aos 42′. Flaco López recebeu excelente cruzamento de Rony, mas cabeceou para fora, desperdiçando outra boa oportunidade.

Athletico teve susto emocional no segundo tempo, mas Palmeiras não conseguiu buscar o empate

O início da etapa complementar também foi negativo para Abel Ferreira, pois Raphael Veiga sentiu lesão no pé direito e precisou ser substituído por Bruno Tabata. O roteiro também seguiu o mesmo, com o Palmeiras não conseguindo levar perigo ao Athletico.

Em raras oportunidades de gol aos 17′, Gabriel Menino cobrou falta com perigo e a bola passou por cima do gol de Bento. No contra-ataque, Abner avançou pela esquerda e também bateu para fora.

Para a sequência da etapa complementar, Abel Ferreira resolveu apostar em Wesley no lugar de Flanco López, esperando conquistar maior consistência técnica no meio-campo. Contudo, um novo panorama do jogo surgiu a partir dos 24′.

PUBLICIDADE

Esperando a marcação de uma falta, o volante Hugo Moura caiu perto do meio-campo e acabou pegando a bola com as mãos. Roberto Tobar marcou falta a favor do Palmeiras, aplicou o segundo cartão amarelo para Hugo e expulsou o jogador do Athletico.

A situação do Furacão ficou ainda pior depois que Felipão xingou o árbitro chileno no banco de reservas. Mesmo sendo contido por funcionários do Athletico e até mesmo por Wesley (do Palmeiras), o técnico também foi expulso e perderá o jogo de volta no Allianz Parque.

Com a situação emocional mais favorável, o Palmeiras ocupou mais o campo ofensivo na reta final e apostou nas entradas de Mayke, Atuesta e Rafael Navarro. Aos 49′, Tabata cobrou falta na área, mas a bola foi desviada. No escanteio, Piquerez cruzou direto pela linha de fundo, e a oportunidade foi desperdiçada.

Sem a mesma qualidade técnica habitual, o Palmeiras abusou dos cruzamentos nos acréscimos em busca do empate. Em cobrança de escanteio aos 51′, Gustavo Gómez testou firme no meio do gol, facilitando a defesa de Bento. No fim, Wesley tentou cruzar na área e Thiago Heleno afastou, no último lance do jogo.

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA
ATHLETICO PARANAENSE 1-0 PALMEIRAS

Data: 31/08/2022, 21:30
Estádio: Arena da Baixada

Gols: 1T 22′ A.Santana (CAP)

PUBLICIDADE

Substituições – CAP: Pablo (Vitinho); Cuello (V.Roque); Rômulo (Canobbio); Erick (Alex Santana); Léo Cittadini

Substituições – PAL: B.Tabata (R.Veiga); Wesley (J.López); Mayke (Marcos Rocha); Atuesta (Zé Rafael); Rafael Navarro (Rony)

Athletico Paranaense (4-3-3): Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno, Abner; Fernandinho, Hugo Moura, Alex Santana; Canobbio, Vitor Roque, Vitinho (Técnico: Luiz Felipe Scolari)

Palmeiras (4-2-3-1): Wéverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo, Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael; Dudu, Raphael Veiga, Rony; Flanco López (Técnico: Abel Ferreira)

PUBLICIDADE
Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial