Dias após ter a rescisão de contrato com o Palmeiras publicada no BID (Boletim Informativo Diário), da CBF, o atacante Yan Matheus definiu seu novo clube. O jogador foi anunciado como novo reforço do Yokohama Marinos, clube japonês que faz parte do Grupo City, nesta terça-feira (9).
モレイレンセFC所属の #ヤンマテウス 選手の完全移籍加入が内定いたしました。なお、メディカルチェック後に正式契約となります。
— 横浜F・マリノス【公式】 (@prompt_fmarinos) August 9, 2022
💬「早く試合に出場して横浜F・マリノスのファン・サポーターのみなさんに会えることが待ち遠しいです」フルコメントは▶︎https://t.co/gcAVt2S6xt#fmarinos pic.twitter.com/a7f72zQvw1
O atacante vinha defendendo o Moreirense, de Portugal, desde 2020, por empréstimo. Yan se destacou e o clube português exerceu a opção de compra junto ao Palmeiras. Em duas temporadas, o jogador disputou 66 partidas, marcou 13 gols e distribuiu 10 assistências.
Com a compra definida junto ao Palmeiras, o Moreirense vendeu o atacante para o Yokohama Marinos por um valor que gira em torno de 1,5 milhões de euros, segundo informou o jornalista Pedro Sepúlveda.
❗️ACORDO TOTAL: Yan Matheus vai ser vendido ao @prompt_fmarinos . @MoreirenseFC acionou a opção de compra com o @Palmeiras e vendeu o brasileiro ao Yokohama Marinos , do grupo City, por um valor a rondar os 1,5 milhões de euros. 🇵🇹🤝🇯🇵 pic.twitter.com/MfKXOArik6
— Pedro Sepúlveda (@pedromsepulveda) July 30, 2022
No BID
No dia 1º, Yan teve seu nome publicado no BID, da CBF, como jogador do Palmeiras. Mas, na última quinta-feira (4) teve sua rescisão registrada após a conclusão da negociação.
Quem é Yan?
Yan iniciou a carreira na base do Vitória e após cinco partidas disputadas como profissional se transferiu para o Alviverde, na negociação que levou o meia Cleiton Xavier ao Leão.
O atacante foi jogar na base do Palmeiras e logo ganhou protagonismo. Pelo time sub-20 do Alviverde, Yan fez 40 partidas e balançou as redes 21 vezes. O jogador ainda se sagrou campeão do Campeonato Paulista Sub-20 e do Campeonato Brasileiro Sub-20.
Apesar de se destacar na base, Yan não chegou a estrear como profissional pelo Palmeiras. O atacante primeiro defendeu o Estoril Praia, de Portugal, onde fez 14 jogos e 3 gols.
Na sequência, em 2019, o atacante foi cedido ao Sport. Pelo clube pernambucano, Yan participou de 26 jogos, marcou dois gols e distribuiu duas assistência. Ele defendia no Moreirense desde 2020.