PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Games Análise | Arcade Paradise transforma uma ótima premissa num trabalho cansativo

Análise | Arcade Paradise transforma uma ótima premissa num trabalho cansativo

Embarque nessa viagem aos anos 90, mas lembre-se ela não será gratuita, em Arcade Paradise você terá que lavar muitas cuecas pelo caminho

Por Carlos Alberto Jr em 31/08/2022 23:13 - Atualizado há 2 anos

Arcade Paradise / Captura de tela

Arcade Paradise busca realizar um sonho de infância de muitos: ter seu próprio fliperama. Claro, ainda estamos falando de um jogo de simulação, mas é o mais próximo que muitos de nós chegaremos de administrar um lugar desses. Dito isto, o jogo apresenta todas as categorias de sua tipificação, o que significa triturar seus jogadores com tarefas repetitivas, mas satisfatórias, para melhorias incrementais. E é nessa difícil tarefa de equilibrar o escapismo de um game casual e não ser um trabalho que Arcade Paraside falha, deixando o paraíso apenas para seu título.

O que é o Arcade Paradise?

Se o discurso de abertura não o revelou, Arcade Paradise é um título de simulação que permite assumir o controle de um fliperama. Mas, na verdade, você começa sendo forçado a administrar a rede de lavanderias semi-bem-sucedidas de seu pai. Você descobre um monte de máquinas de fliperama na sala dos fundos e rapidamente começa a mudar o modelo de negócios. Claro, isso não significa que você pode fazer o que quiser, pois seu pai fica de olho em você. Antes que você possa transformar seu negócio em Star City, há muitas cuecas sujas para você lavar no caminho.

Você precisará manter seus negócios indo bem, comprar novas máquinas e expansões para seu espaço sem que seu pai perceba que você está mudando o negócio dele.

Qual é a história?

Como mencionado acima, a história de Arcade Paradise gira principalmente em torno de seu relacionamento com seu pai. Ele é um empresário de sucesso que quer que você assuma os negócios da família. Por outro lado, você é um jovem sonhador que quer administrar um fliperama. Apesar de tentar convencer seu pai, ele se recusa a mudar de negócio, então você age pelas costas dele com a ajuda de seu irmão mais velho. Seu trabalho é manter a frente de uma lavanderia de sucesso enquanto injeta dinheiro na expansão do fliperama aos fundos da lavanderia.

À medida que você acumula mais dinheiro, espera provar ao seu pai que o negócio é mais viável do que ele pensava. Realisticamente, a história não é tão presente quanto parece. Ocorre principalmente por meio de secretárias eletrônicas e mensagens da internet, e você pode ignorá-lo com segurança na maior parte sem perder muito, pelo menos no início.

Entre na Simulação

O ponto crucial da jogabilidade é bastante simples. Você tem um botão de ação e anda em primeira pessoa fazendo tarefas mundanas pressionando o botão em diferentes prompts de botões contextuais. Você precisa manter sua lavanderia limpa se quiser que as pessoas a visitem e, embora a máquina de fichas colete dinheiro automaticamente, há muito mais dinheiro lavando roupas para outras pessoas.

Claro, também há um bom tempo de inatividade enquanto você espera que as roupas limpem e sequem, e é aí que você pode ir para os fundos e brincar um pouco com as máquinas de fliperama. Após terminar o dia, você corre e esvazia todos os funis de moedas. Jogue-o no cofre, entre no ônibus e comece no dia seguinte. Assim como um trabalho no mundo real, você repetirá essas atividades à exaustão.

O problema

Quando você começa no Arcade Paradise, as coisas podem ficar parecidas rapidamente. Seu trabalho do dia-a-dia é principalmente lavar a roupa no negócio para ganhar dinheiro. Tecnicamente, você pode jogar os jogos de fliperama enquanto espera, mas estará constantemente parando para trocar de roupa da lavadora para a secadora ou limpando as pilhas de bagunça que as pessoas deixam por toda parte. Felizmente, quando você tem algum dinheiro, percebe que pode ignorar todas as tarefas de lavanderia ativas.

Os funis de moedas no prédio acumulam dinheiro rapidamente quando você tem o suficiente deles, e não há mais motivo real para lavar a roupa das pessoas. Mesmo as tarefas secundárias que você faz para atualizações de personagens giram principalmente em torno dos jogos. As tarefas ocasionais de “fazer X cargas” não valem a recompensa.

Porém, o grande problema é que, para chegar a esse ponto, você passou muitas horas tendo que fazer as limpezas e lavando pilhas e mais pilhas de roupas.

Um novo jogo

Depois de muito trabalho, Arcade Paradise realmente se destaca. Uma vez que você tenha máquinas interessantes o suficiente, você passa seus dias jogando e executando o fliperama: limpando a bagunça e esvaziando os funis no final do dia. Existem até alguns mini-games relacionados à manutenção do próprio fliperama. Por exemplo, quando uma máquina quebra, você tem um mini-game para a eliminação de bugs para colocá-la em funcionamento novamente.

Esses pequenos momentos ajudam a quebrar um pouco a monotonia enquanto você espera a chegada de novas máquinas ou mesmo para economizar dinheiro. No lado positivo, há um fluxo saudável de novas máquinas ao longo do jogo, então você sempre tem algo para experimentar.

Mas e os jogos?

Como o ponto principal do jogo são… os jogos de fliperama, a verdadeira questão para alguns é que se esses jogos de arcade são bons ou não. Em sua maioria, são. Há uma boa variedade de diferentes gêneros. De jogos de corrida a jogos de tiro e até máquinas de dança. Todo mundo provavelmente vai encontrar um jogo de seu agrado. A única maneira real de saber se você gosta de Arcade Paradise é saber se você gosta de jogar jogos de arcade. Afinal, esses tipos de jogos não são para todos, e encontrar apenas uma ou duas máquinas que você gosta, provavelmente não será suficiente para todo o jogo. Por outro lado, se você gosta de jogar vários jogos de arcade diferentes, isso manterá sua atenção. Especialmente se você já sonhou em ter um fliperama na vida real.

Afinal, vale a pena?

A verdade é que o Arcade Paradise não será para todos. As tarefas podem ser repetitivas, os gráficos são simples e nem todo mundo gosta de imitações de clássicos de arcade e jogos estranhos de homenagem – se não ficou claro, essa é uma carta de amor aos anos 90. Dito isto, se você gosta de jogos sobre melhorias incrementais e gosta de brincar em máquinas de arcade aleatórias por minutos de cada vez, provavelmente pode tirar muito proveito – inclusive, mais que eu – desse game.

Exit mobile version