Reconhecidos pelos títulos de F1 que já conquistaram, Fernando Alonso e Lewis Hamilton protagonizaram um acidente logo na primeira volta do Grande Prêmio da Bélgica, realizado neste domingo (28), no circuito Spa Francorchamps.
A batida entre os pilotos das equipes Alpine e Mercedes foi pior para o britânico. Via rádio, Hamilton foi recomendado a parar o carro e abandonar a prova.
Alonso ficou irritado com o rival europeu, a ponto de chama-lo de idiota e afirmar que o heptacampeão da F1 apenas sabia guiar um carro quando estava em primeiro lugar.
Em entrevista coletiva, Hamilton admitiu que errou e preferiu não responder Alonso.
Destacou que é comum os pilotos falarem besteira quando estão de cabeça quente e competindo a mais de 300 km/h.
Em entrevista ao canal Sky Sports, Alonso falou sobre o acidente e elogiou o britânico pela postura.
“Eu fiquei surpreso e, com certeza, ele assumir a responsabilidade pelo acidente é, obviamente, uma postura legal da parte dele. Foi uma volta acidental. Realmente não tenho nada a dizer sobre isso”, declarou o espanhol.
Fernando Alonso e Lewis Hamilton colidiram no GP da Bélgica
LAP 1/44
Contact between Hamilton and Alonso at Les Combes#BelgianGP #F1 pic.twitter.com/OaNePJOH8e
— Formula 1 (@F1) August 28, 2022
Piloto ganha posição após estratégia da Ferrari F1
O bicampeão mundial terminou a corrida em sexto, mas ganhou uma posição após Charles Leclerc ser punido porque não respeitou o limite de velocidade no pit lane.
A punição foi aplicada também por responsabilidade da equipe Ferrari. Os estrategistas da montadora italiana chamaram o monegasco ao pit stop.
A ideia era que Leclerc fizesse a volta mais rápida e garantisse o ponto extra que, no final das contas, ficou com o vencedor do GP da Bélgica, Max Verstappen.
Alonso foi piloto da Ferrari F1 de 2011 a 2014. Ele reconheceu que não esperava ficar à frente de Leclerc e relatou que o time de Miranello adota estratégias foram do comum.
“Sim, eu fiquei surpreso. Mas a Ferrari sempre teve algumas estratégias estranhas. Esta foi apenas mais uma”, completou.