Na manhã deste sábado, Alison dos Santos, campeão mundial dos 400m com barreiras e líder do ranking, venceu a nona etapa da Diamond League realizada em Silésia, na Polônia, e manteve a invencibilidade na atual temporada.
A prata ficou com o norte-americano Khallifah Rosser, com 48s30, e o bronze é do francês Wilfried Happio, com 48s74. Na raia 6, Alison fechou com 47s80, superando o próprio desempenho no Mundial, acelerando tranquilamente na reta final.
Piu, como é apelidado, foi vitorioso também nas etapas de Estolcomo, na Suécia; Oslo, na Noruega; e Doha, no Qatar.
A decisão ocorrerá no próximo mês, em Zurique, e já possui outra presença confirmada: o estoniano Rasmus Magi, que ocupa a vice-liderança do campeonato.
Enquanto isso, os compatriotas de Piu não tiveram o mesmo sucesso. Nos 200m feminino, o título foi da campeã olímpica e jamaicana Shericka Jackson, obtendo 21s84.
A prata ficou com a bahamense Shaunae Miller-Uibo, com um tempo de 22s35, e o bronze da norte-americana Jenna Prandini, com 22s39. A carioca Vitória Rosa obteve 22s89, ficando na oitava posição.
No salto com vara, a medalha de ouro foi para o campeão olímpico e recordista com 6,21 m Armand Duplantis, fechando em 6,10m. A prata foi de Sondre Guttormsen, que saltou 5,73m, e o bronze conquistado em tempo de 5,73m do filipino Ernest John Obienna.