A temporada 2022/23 está para começar com tudo no futebol europeu e os brasileiros, como sempre, preenchem os elencos dos clubes do Velho Continente e movimentam o mercado da bola com transferências envolvendo altas cifras. O Torcedores.com reuniu as 10 mais caras transações da Europa envolvendo brasileiros, segundo o Transfermakt; confira abaixo:
10 – Marcão
O zagueiro Marcão trocou o Galatasaray, da Turquia, pelo Sevilla. O clube espanhol desembolsou 12 milhões de euros para contar com o brasileiro nesta temporada. No Brasil, Marcão foi revelado pelo Athletico-PR e também vestiu a camisa do Atlético-GO.
Curiosidade: Apesar de ter sido a décima transferência mais cara envolvendo brasileiros na Europa até o momento, a transação de Marcão não supera a de Everton Cebolinha. O Flamengo, segundo o transfermakt, desembolsou 13,5 milhões de euros (mais de R$ 72 milhões, na cotação atual) para tira-lo do Benfica.
9 – Dodô
Dodô deixou o Shakhtar, da Ucrânia, para assinar com a Fiorentina. Para ter o lateral-direito, os italianos pagaram 14,5 milhões de euros. Em solo brasileiro, o jogador de 23 anos jogou apenas pelo Coritiba, seu clube formador.
8 – David Neres
Após um pouco mais de seis meses na Ucrânia, David Neres deixou o Shakhtar para assinar com o Benfica, de Portugal, que arcou com 15,3 milhões de euros para ter o brasileiro. O ponta foi revelado e despontou pelo São Paulo, antes de ser transferido para o Ajax, em 2017.
7 – Philippe Coutinho
Coutinho já estava no Aston Villa, por empréstimo, desde janeiro deste ano. Como o meia brasileiro demonstrou bom futebol, o clube inglês aceitou pagar 20 milhões de euros ao Barcelona para tê-lo em definitivo nesta janela. No Brasil, Philippe Coutinho jogou pelo Vasco, clube que o revelou.
6 – Éderson
Após passagens por Cruzeiro, Corinthians e Fortaleza no Brasil, Éderson recebeu a oportunidade de vestir a camisa do Salernitana. No Campeonato Italiano, o meia se destacou e chamou a atenção da Atalanta, que desembolsou 21 milhões de euros para integrar o brasileiro ao seu elenco.
5 – Diego Carlos
O Sevilla trouxe Marcão para sua zaga, mas liberou Diego Carlos, por 31 milhões de euros, ao Aston Villa. Pelo Brasil, o defensor acumula rápidas passagens por São Paulo, Paulista e Madureira, ainda no início de sua carreira.
4 – Bremer
Os zagueiros brasileiros seguem muito bem cotados na Europa e Bremer custou 41 milhões de euros aos cofres da Juventus, que o tirou do Torino. Antes de se transferir ao futebol italiano, em 2018, o defensor pertencia ao Atlético-MG e também teve passagem pela base do São Paulo.
3 – Gabriel Jesus
Abrindo o Top-3 dos brasileiros mais caros nesta janela de transferência europeia, Gabriel Jesus agora veste a camisa do Arsenal, após deixar o Manchester City por 52 milhões de euros. O atacante de 25 anos foi revelado pelo Palmeiras, por onde atuou até 2017, quando rumou à Inglaterra.
2 – Raphinha
O Barcelona venceu a concorrência de outros gigantes europeus e conseguiu contratar Raphinha, vindo do Leeds, por 58 milhões de euros. O ponta de 25 anos atuou muito pouco em solo brasileiro, saindo para Portugal ainda quando atuava pela base do Avaí.
1 – Richarlison
Outro clube que superou a concorrência de gigantes europeus por um brasileiro foi o Tottenham, que abriu os cofres e tirou Richarlison do Everton por 58 milhões de euros. O Pombo foi revelado pelo América-MG, mas foi no Fluminense que o atacante despontou no Brasil e chamou a atenção do futebol inglês.