PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Esportes Radicais WSL: Tatiana Weston-Webb é a grande campeã da etapa de Jeffreys Bay

WSL: Tatiana Weston-Webb é a grande campeã da etapa de Jeffreys Bay

Brasileira se tornou a primeira mulher goofy a vencer o campeonato em J-Bay, uma das ondas mais complicadas de se surfar de backside no tour

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Após três dias seguidos de altas ondas, Tatiana Weston-Webb sagrou-se campeã da etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul, na manhã desta sexta-feira (15). Ela venceu a australiana Tyler Wright em um campeonato recheado de reviravoltas, interferências e pranchas quebradas.

Logo no primeiro minuto da final, as duas atletas surfaram boas ondas em sequência. A brasileira fez sete rasgadas fortes e bem conectadas, tirando 7.83. Enquanto isso, a australiana fez cinco boas manobras antes de finalizar com um lindo layback, o que lhe garantiu uma nota 7.50.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Após dez minutos de espera, Tati fez três batidas verticais na parte mais crítica do leap, mas não conseguiu a finalização, pois a onda correu demais. Mesmo assim, os juízes deram uma nota 8.50, reconhecendo o impacto das manobras no outside. Atrás dela, Tyler fez duas manobras sem muita expressão em uma onda mais gorda, conseguindo apenas 3.67.

PUBLICIDADE

Com um intervalo grande entre as séries, Tatiana Weston-Webb só voltou a pegar uma onda com 13 minutos para o fim da bateria. Com cinco rasgadas potentes e diversificadas, ela tirou um 9.00. A única nota mais alta entre as mulheres em J-Bay foi da própria brasileira, que conseguiu um 9.27 nas quartas.

PUBLICIDADE

Com menos de oito minutos para o final, a australiana precisava nada menos do que um dez para assumir a liderança. Mesmo com essa pressão, ela pegou uma onda longa e fez seis rasgadas com bastante amplitude e força, garantindo um 8.17. Apesar da boa nota, ela ainda precisava de um 9.33 para virar com menos de quatro minutos restantes no relógio, o que não foi tempo suficiente.

Assim, Tatiana Weston-Webb venceu seu quarto título na carreira e o segundo em 2022. Em março, ela havia ganhado a etapa de Portugal.

Caminho até o título

Round 1: Tatiana Weston-Webb 13.33 x Lakey Peterson 12.97 x Tyler Wright 10.13

Quartas de final: Tatiana Weston-Webb 17.20 x Brisa Hennessy 13.67

Semifinal: Tatiana Weston-Webb 9.60 x Carissa Moore 5.50

PUBLICIDADE

Final: Tatiana Weston-Webb 17.50 x Tyler Wright 15.67

Com uma etapa faltando para a grande final em Trestles, três vagas no feminino continuam abertas, e várias surfistas estão na disputa, incluindo Tati, que agora ocupa a terceira colocação do ranking. Em J-Bay, a francesa Johanne Defay se juntou à Carissa Moore como as duas mulheres já classificadas para a WSL Finals.

A próxima etapa do Circuito Mundial acontecerá no Tahiti, entre os dias 11 e 21 de agosto.

Better Collective