Vôlei masculino: próximo jogo do Brasil será contra Cuba, no Mundial
Equipe estreia na competição em 26 de agosto em busca do quarto título; time está no Grupo B no Mundial de Vôlei Masculino
A seleção brasileira de vôlei masculino não terá muito tempo para se recuperar a frustração na Liga das Nações, com a eliminação nas quartas de final da competição. O time volta a jogar daqui a pouco mais de um mês, já pelo Campeonato Mundial, que será disputado de 26 de agosto a 11 de setembro, na Polônia e na Eslovênia.
O Brasil faz o primeiro jogo do Mundial de vôlei masculino, no dia 26, uma sexta-feira, às 6h (de Brasília), contra Cuba, um de seus rivais mais tradicionais. Depois, enfrenta o Japão, no dia 28, às 9h, e encerra a participação no Grupo B contra o Catar, no dia 30, às 6h. Veja abaixo todos os grupos do Mundial de Vôlei Masculilno:
Grupo A
Sérvia
Porto Rico
Tunísia
Ucrânia
Grupo B
Brasil
Cuba
Japão
Catar
Grupo C
Bulgária
México
Polônia
Estados Unidos
Grupo D
França
Alemanha
Camarões
Eslovênia
Grupo E
Itália
Canadá
China
Turquia
Grupo F
Argentina
Holanda
Egito
Irã
O regulamento do Mundial de vôlei masculino é mais simples do que o feminino. As 24 seleções são divididas em seis grupos com quatro equipes cada, e os dois melhores de cada avançam às oitavas de final, assim como os quatro melhores terceiros colocados.
Depois disso, as 16 seleções vão ser alocadas numa só chave, de acordo com o desempenho, e emparceiradas em formato de mata-mata até o final: a número 1 contra a 16, a 2 contra a 15 e assim sucessivamente. Assim, o campeão fará sete jogos.
Brasil é um dos maiores campeões mundiais no vôlei masculino
Tricampeão olímpico de vôlei masculino, o Brasil também ganhou três vezes o Campeonato Mundial, em 2002, na Argentina, 2006, no Japão, e 2010, na Itália. Nas duas últimas edições, foi vice, derrotado pela Polônia em ambas as finais – em 2014, na própria Polônia, e em 2018 novamente na Itália.
O Brasil tem ainda um vice, conquistado em 1982, na Argentina, quando a “geração de prata”, liderada por William, Bernard e o atual técnico da seleção, Renan Dal Zotto, foram batidos pela União Soviética na decisão.
A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) ainda não divulgou o cronograma da equipe, que deve chegar ao Brasil até o fim de semana e retomar os treinos na próxima semana, no CT de Saquarema, no Rio.