Vôlei feminino: Brasil vence a Sérvia de virada e vai à final da Liga das Nações
Vitória por 3 a 1 garante presença na decisão do torneio pela terceira vez seguida; decisão será contra Turquia ou Itália
A seleção brasileira de vôlei feminino está pela terceira vez seguida na final da Liga das Nações. A equipe venceu a Sérvia de virada por 3 sets a 1, parciais de 14/25, 25/18, 26/24 e.25/19, em jogo disputado na manhã deste sábado, em Ancara, na Turquia.
O outro finalista será a Itália, que venceu a anfitriã Turquia por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 28/26 e 25/22. As duas equipes já se enfrentaram na fase de classificação, com vitória italiana por 3 a 1, em jogo disputado em Brasília.
O Brasil chegou à final das duas edições anteriores da Liga das Nações, em 2019 e 2021, mas perdeu ambas as decisões para os Estados Unidos
A oposta Kisy e a ponteira Julia Bergman foram mais uma vez as destaques da seleção: Lisy marcou 19 pontos, enquanto Julia fez 16 e se destacou especialmente no segundo set, quando o Brasil começou atrás, mas buscou a virada e entrou de vez no jogo.
No primeiro set, a Sérvia dominou totalmente as ações e venceu com facilidade. E liderava também na segunda parcial, mas o Brasil conseguiu reagir a partir do décimo ponto e controlar as ações.
O terceiro set foi o mais disputado. A Sérvia começou à frente e chegou a abrir seis pontos, mas o Brasil conseguiu alcançar as rivais aos poucos e passar à frente no momento decisivo, ganhando uma superioridade emocional que garantiu jogar com tranquilidade no quarto set, o tempo todo à frente no placar, até definir a vitória num erro de saque da seleção europeia.
“Foi complicado correr atrás do placar, mas por outro lado essa recuperação nas parciais foi muito importante. Quando o nosso saque e o sistema defensivo começaram a funcionar, conseguimos mudar o jogo. Foi uma vitória muito importante para essa nova geração”, explicou o técnico José Roberto Guimarães.
A decisão será às 12h30 (de Brasília) deste domingo, com transmissão do SporTV 2.