Home Vôlei Vôlei feminino: Brasil vai enfrentar o Japão nas quartas de final da Liga das Nações

Vôlei feminino: Brasil vai enfrentar o Japão nas quartas de final da Liga das Nações

Seleção terminou em segundo, com 10 vitórias em 12 partidas, mas ainda não enfrentou japonesas nesta edição

Por Fernando Cesarotti em 03/07/2022 23:18 - Atualizado há 3 anos

Volleyball World

Volleyball World

O Brasil vai enfrentar o Japão nas quartas de final da Liga das Nações de vôlei feminino. O emparceiramento foi definido na noite deste domingo, após o enceramento dos últimos jogos da fase de classificação, disputados em Calgary, no Canadá. A fase final será disputada de 13 a 17 de julho, em Ancara, na Turquia.

Veja abaixo todos os confrontos das quartas de final:

EUA x Sérvia
Brasil x Japão
Turquia x Tailândia
Itália x China

A seleção brasileira terminou a fase classificatória em segundo lugar, com dez vitórias e duas derrotas em 12 partidas disputadas. Os tropeços foram diante dos Estados Unidos, na primeira semana, em Los Angeles, e da Itália, jogando em Brasília.

As japonesas, por sua vez, terminaram em quinto, com oito vitórias e quatro derrotas – elas venceram todos os jogos nas duas primeiras semanas, mas, nesta etapa do Canadá, com um time misto, perderam todas as partidas, diante de Holanda, Turquia, Sérvia e Bélgica.

Brasil e Japão se enfrentaram pela última vez nas Olimpíadas de Tóquio-2020, no ano passado, com vitória por 3 a 0 da seleção brasileira. Nesta Liga das Nações, contudo, o Brasil enfrentou outras três seleções asiáticas, vencendo todas elas nesta semana: China, Coreia do Sul e Tailândia.

As jogadoras inclusive comemoraram a chance de enfrentar a chamada “escola asiática”, conhecida pela velocidade no ataque e pela forte capacidade de defesa, que exige muita dos adversários paciência e volume do jogo no ataque e muita atenção na relação entre bloqueio e defesa.

Classificação da primeira fase da Liga das Nações de vôlei feminino

1. EUA – 11 vitórias
2. Brasil – 10
3. Itália – 10
4. China – 8
5. Japão – 8
6. Sérvia – 8
7. Turquia – 7
8. Tailândia – 5

Os confrontos foram definidos pelo chamado “cruzamento olímpico”, primeiro contra oitavo, segundo contra sétimo e assim sucessivamente. Só que, para isso, a Turquia, dona da casa, foi automaticamente colocada como a “número 1”, jogando todos os outros para baixo, como previa o regulamento. É por isso que as anfitriãs enfrentarão a Tailândia, e os demais confrontos ficaram conforme o emparceiramento acima. Se vencer o Japão, o Brasil pega nas semifinais quem ganhar do confronto entre os EUA, medalha de ouro em Tóquio-2020, e a Sérvia, última campeã mundial, em 2018.

Exit mobile version