Vindo de grande temporada pelo Real Madrid, Vinícius Júnior lidera a lista dos sul-americanos mais valiosos da Europa. O site Football Benchmark divulgou nesta terça-feira (26) um estudo sobre o assunto e os brasileiros dominam o ranking entre os atletas nascidos na América do Sul e que atuam no velho continente.
O top-10 da lista conta com algumas surpresas, como a ausência de Lionel Messi, sete vezes vencedor da Bola de Ouro. Ele está com 35 anos e se transferiu ao PSG em 2021, onde ainda busca apresentar seu melhor futebol.
Já Neymar, principal brasileiro da geração, aparece apenas em décimo. Aos 30 anos, o camisa 10 convive com lesões e teve um desempenho abaixo do esperado em 2021/22, quando marcou apenas 13 gols. Focado para a próxima temporada, o ex-Barcelona e Santos deve permanecer em Paris, apesar das especulações.
Ao todo, são seis brasileiros entre os 10, incluind Neymar e Vini Jr: Éder Militão, do Real Madrid (5°), Marquinhos, do PSG (6°), Raphinha, do Barcelona (7°), e Gabriel Jesus (8°), ex-Manchester City agora no Arsenal. Completam o top-10 o argentino Lautaro Martínez, da Inter de Milão (2°), o colombiano Luis Diáz (3°), do Liverpool, e os uruguaios Darwin Nuñez, do Liverpool (4°) e Federico Valverde (9°), do Real Madrid.
Vinícius Júnior lidera o ranking com um valor astrônomico: 135,8 milhões de euros (cerca de R$ 736 milhões). Em 2021/22, foram 22 gols e 20 assistências em 52 jogos, segundo o transfermarkt. Ele marcou o gol do título na final da Champions contra o Liverpool e se consolidou como um dos grandes jogadores do futebol mundial.
Recentemente, Tite foi perguntado sobre quem é a maior estrela da seleção brasileira entre Neymar e Vini Jr. O treinador foi claro na resposta:
“Neymar é Neymar. Ele continua sendo nossa maior estrela. A diferença agora é que o brilho é diluído por estrelas próximas que também podem brilhar. A grandeza de Neymar é que ele entende isso – sobre o crescimento desses jovens. Ele encoraja os meninos a subir de nível. O tempo e a experiência proporcionam essa maturidade”, explicou Tite.
Romário, herói da Copa do Mundo de 1994, também falou das comparações entre Neymar e o jogador revelado pelo Flamengo, o que se tornou comum nas mesas de debate e entre fãs do futebol.
“O Vinicius Júnior é um jogador que fez uma grande temporada, ajduou o Real Madrid a ser campeão de La Liga e Champions League, é um jogador que nos últimos jogos da seleção mostrou evolução muito grande, mas não é um jogador, na minha opinião hoje, que a gente fala assim: ‘Se o Vinicius jogar bem o Brasil vai ser campeão'”, começou dizendo Romário.
“Se ele jogar bem, vai ajudar muito, mas o único jogador que veste a camisa da seleção hoje que eu posso dizer isso é o Neymar. Ele (Vini Jr.) pode ser até o principal jogador, mas não é o que normalmente pode acontecer”, completou.