Em 36 edições do Grande Prêmio da Hungria, próxima etapa do calendário, o Brasil é um dos países mais vencedores na história. Além disso, a primeira vitória em Hungaroring foi de Nelson Piquet, que disputou a liderança com Ayrton Senna, outro vencedor da prova húngara.
Com seis vitórias, o Brasil está empatado com a Alemanha em número de vitórias, atrás apenas da Inglaterra, com 13. Junto com Piquet e Senna, Rubens Barrichello, na época piloto da Ferrari, levou a melhor no circuito, e ajudou os italianos a conquistarem com antecedência, o mundial de construtores.
Senna x Piquet em 1986: a primeira ultrapassagem na Hungria
No Grande Prêmio da Hungria em 1986, o país sediava pela primeira vez uma etapa da Fórmula 1. Na ocasião, Ayrton Senna buscava a vitória para encostar na liderança do campeonato, que pertencia ao inglês Nigel Mansell. A volta 11 da etapa ficou marcada por ter acontecido a primeira ultrapassagem na história, quando Nelson Piquet ultrapassou Senna e assumiu a ponta, levando até o fim e conquistando a vitória.
Ayrton vence duas vezes consecutivas em Hungaroring
Anos depois, foi a vez do maior piloto brasileiro da história do automobilismo estar no maior lugar do pódio na Hungria. Ayrton Senna fez duas excelentes provas, liderando de ponta a ponta em 1991 e 1992, sendo a segunda abrindo mais de 40 segundos de vantagem para Mansell.
Rubinho supera adversário de equipe e vence em 2002
Após disputar com Michael Schumacher a vitória em 2001, onde também estava em jogo o título do Alemão, Rubens Barrichello conseguiu a vitória no ano seguinte. Além disso, a equipe Ferrari conquistou o Mundial de Construtores pela quarta vez consecutiva.
Durante a reta final, os dois pilotos da Ferrari disputaram a liderança, com Schumacher não conseguindo fazer a ultrapassagem. Ao término das 77 voltas, Rubinho conquistou sua terceira vitória na temporada, onde terminou com o vice-campeonato.
Neste domingo (31), o Grande Prêmio da Hungria não contará com brasileiros no grid. A etapa em Hungaroring terá início às 10h (horário de Brasília).