Home Futebol Técnico do Cruzeiro pode entrar em lista “exclusiva” de treinadores

Técnico do Cruzeiro pode entrar em lista “exclusiva” de treinadores

Comandante do Cruzeiro tem brilhado na Série B e pode entrar em relação de treinadores que tem os ídolos de Palmeiras e Flamengo

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O técnico Paulo Pezzolano, do Cruzeiro, pode entrar em uma seleta lista que tem apenas três treinadores até o momento, sendo dois deles os ídolos de Palmeiras e Flamengo, Abel Ferreira e Jorge Jesus.

A relação conta com técnicos estrangeiros que foram campeões nacionais no futebol brasileiro. Enquanto Abel Ferreira foi campeão da Copa do Brasil em 2020, Jorge Jesus ganhou o Brasileirão Série A, em 2019. Já Pezzolano busca o título da Série B do Brasileirão com o Cruzeiro. A informação foi levantada pelo UOL Esporte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O primeiro nome da lista é ainda da década de 1950: o argentino Carlos Volante, então técnico do Bahia na conquista da Taça Brasil de 1959, considerado pela CBF o primeiro Brasileirão.

Para Pezzolano entrar na lista, basta manter o aproveitamento na Série B e conquistar o título da competição. Atualmente, o Cruzeiro tem 37 pontos, seis a mais que o Vasco, vice-líder, mas com um jogo a menos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pezzolano é um dos técnicos mais jovens do futebol brasileiro

O jovem técnico de 39 anos fez carreira como jogador no futebol uruguaio e passou rapidamente pelo Brasil. Ele atuou pelo Rentistas, do Uruguai, Athletico Paranaense, em 2006, e voltou ao futebol uruguaio, onde atuou pelo Defensor Sporting, Peñarol e Liverpool do Uruguai.

Ele também passou pelo Mallorca, da Espanha, em sua única experiência europeia. Teve ainda mais duas passagens pelo Liverpool do Uruguai, pelo Hangzhou Nabel, da China, e pelo Necaxa, do México, e encerrou a carreira no Torque, do Uruguai.

Foi justamente no Torque que começou sua carreira de técnico, em 2017, aos 34 anos. Ficou por um ano e saiu para o Liverpool do Uruguai, clube que mais atuou como jogador. Foram dois anos pela equipe até 2019, quando saiu para o Pachuca, do México. Ficou três anos no clube mexicano, até chegar ao Cruzeiro em 2022, onde tem feito sucesso.

PUBLICIDADE
Better Collective