Home Futebol Salário, tempo de contrato e multa rescisória: saiba o que diz o acordo entre Guillermo Varela e Flamengo

Salário, tempo de contrato e multa rescisória: saiba o que diz o acordo entre Guillermo Varela e Flamengo

Guillermo Varela chega para assumir a titularidade após a saída de Maurício Isla. Uruguaio terá as sombras de Rodinei e Matheuzinho

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Flamengo confirmou a contratação do lateral-direito Guillermo Varela. O uruguaio, de 29 anos, foi emprestado pelo Dínamo de Moscou até junho de 2023. Ele chega ao clube com status de titular após a ida de Maurício Isla para a Universidad Católica, do Chile.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que a diretoria costurou um acordo dentro da realidade financeira do Flamengo. A negociação só foi concretizada após o clube fortalecer as finanças com as vendas de Willian Arão e Gustavo Henrique para o Fenerbahçe, da Turquia.

De acordo com o acertado inicialmente entre Flamengo e o estafe do defensor, Guillermo Varela vai ganhar R$ 700 mil por mês. O valor é fixo até o fim do empréstimo. O acordo, portanto, não prevê aumento progressivo.

PUBLICIDADE

Há bonificações previstas por número de partidas, gols marcados, assistências efetuadas e jogos como titular, o que pode aumentar ainda mais o valor previamente combinado com o vice-presidente de futebol Marcos Braz e o diretor executivo Bruno Spindel.

Ainda segundo apurou a reportagem, o Dínamo de Moscou fixou a multa rescisória em 10 milhões de euros (R$ 54,2 milhões, pela cotação atual) caso o Flamengo resolva adquirir os direitos econômicos do atleta antes do fim do empréstimo.

O alto valor da quebra de contrato, no entanto, é apenas formalidade. Vinculado aos russos até junho de 2023, Guillermo Varela não deve gerar lucro aos cofres do Dínamo de Moscou no futuro. Antes de deixar o Leste Europeu, ele se recusou a estender seu vínculo com o clube.

Flamengo pensou no futuro

O Flamengo faz planos para manter Guillermo Varela em definitivo após a Copa do Mundo. Porém, o clube não vai empenhar dinheiro para comprar seu passe junto ao Dínamo de Moscou. Isso porque, o clube fez uma manobra nos bastidores para mantê-lo em 2023.

PUBLICIDADE

Marcos Braz e Bruno Spindel têm um contrato de ‘gaveta’ pronto para ser assinado por Guilhermo Varela no começo da próxima temporada, quando o jogador poderá assinar pré-acordo para ficar em definitivo no futebol brasileiro.

Guillermo Varela poderá, assim, colocar sua assinatura no acordo apalavrado com o Rubro-negro apenas no dia 1º de janeiro. A validade do futuro vínculo terá validade até dezembro de 2025, o máximo para jogadores estrangeiros no Brasil.

Esse item, em específico, foi sugerido por Marcos Braz e Bruno Spindel ao estafe do jogador. O acordo contou com a anuência do empresário Jorge Machado. O agente foi o responsável por conduzir as negociações entre Dínamo de Moscou e Flamengo.

Revelado pelo Peñarol em 2009, Guillermo Varela construiu carreira importante no futebol europeu. Ele passou por clubes como o Manchester United, Real Madrid, Eintracht Frankfurt, FC Copenhagen e Dínamo de Moscou.

PUBLICIDADE

Nesse ínterim, conquistou a Liga Dinamarquesa (2018/2019), a Copa da Inglaterra (2015/2016), o Campeonato Inglês sub-23 (2015/2016), o Campeonato Uruguaio (2017 e 2018) e a Supercopa Uruguaia (2018).

Flamengo se reapresenta e inicia preparação de olho na Copa do Brasil. Veja o vídeo!

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJuZ1RKUzVYSiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Better Collective