A janela europeia já está aberta e o início do período de transferências movimentou bilhões em reais. Grandes nomes do esporte assinaram contrato com outros clubes e prometem fazer bonito no futebol do velho mundo.
Mostraremos as dez transferências mais caras que envolvem atletas brasileiros. Os dados que são do Transfermarkt, foram confirmados pelo Torcedores.com.
A princípio, o ranking já engloba uma mudança definida nesta janela. A transferência de Richarlison que deixou o Everton para assinar com o Tottenham. Ao todo, os Spurs desembolsaram cerca de 58 milhões de euros (R$ 320 milhões) para contratar o atacante da seleção brasileira. Logo, o ‘Pombo” aparece na nona colocação da lista.
Gabriel Jesus, ex-jogador do Palmeiras, mudou de equipe na Inglaterra ao assinar com o Arsenal. Para fechar o negócio, a equipe londrina pagou 52 milhões de euros (R$ 252 milhões). No entanto, o craque Neymar aparece com duas grandes transferências que figuram no top-10, deixando o centroavante na 11ª colocação.
Camisa 10 da seleção brasileira, Neymar Jr, foi responsável pela transferência mais cara do futebol. Em 2017, o Paris Saint Germain desembolsou cerca de 220 milhões de euros para tirar o astro do Barcelona. Dessa forma, a pressão e criticas em torno de suas atuações na França refletem também no valor do negócio.
Curiosamente, a segunda e terceira maior negociação entre jogadores brasileiros também envolvem o time espanhol. Philipe Coutinho aparece em segundo quando trocou o Liverpool pelo Barcelona. Em seguida, novamente Neymar, na maior venda de um clube brasileiro, a do Santos para os Culés. A equipe da Catalunha ainda pode colocar mais um jogador nessa lista, Raphinha, que está em negociação.
Brasileiros mais caros da história do futebol:
1º Neymar – Barcelona para o PSG – 220 milhões de euros
2º Philipe Coutinho – Liverpool para o Barcelona – 135 milhões de euros
3º Neymar – Santos para o Barcelona – 88 milhões de euros
4º Arthur – Barcelona para a Juventus – 76 milhões de euros
5º Kaká – Milan para o Real Madrid – 67 milhões de euros
6º Alisson – Roma para o Liverpool – 62,5 milhões de euros
7º Oscar – Chelsea para o Shanghai SIPG – 60 milhões de euros
8º Fred – Shakhtar para o Manchester United – 59 milhões de euros
9º Richarlison – Everton para o Tottenham – 58 milhões de euros
10º Hulk – Zenit para o Shanghai SIPG – 55,8 milhões de euros
11º Gabriel Jesus* – Manchester City para o Arsenal – 52 milhões de euros