Faltando apenas alguns meses para a Copa do Mundo de 2022, a seleção brasileira esteve na Rússia há exatos quatro anos pelas quartas de final, aonde os comandados de Tite perderam para a Bélgica por 2 a 1 e se despediram do torneio.
Entre os 23 atletas convocados, muitos passaram a viver momentos diferentes na carreira. Alguns seguiram no mesmo clube, outros na Europa ou retornaram ao país de origem.
Tite não deve alterar muitos nomes em relação às duas convocações finais. Os torcedores seguem na expectativa de ver o Brasil levantando a taça, como ocorreu há 20 anos.
Mas, você se lembra dos jogadores em questão que disputaram o Mundial da Rússia? Saiba por onde andam os 23 convocados pelo técnico para a disputa da Copa do Mundo de 2018.
GOLEIROS
Alisson – Liverpool
Os três goleiros permanecem nos mesmos clubes em que atuavam na época. Alisson foi o titular em toda a campanha, assim como deve assumir novamente a meta brasileira em novembro.
Ederson – Manchester City
Ederson ocasionalmente reveza com o camisa 1 dos Reds na titularidade da seleção, e chega em franca ascensão sob o comando de Pep Guardiola.
Cássio – Corinthians
Cássio voltou a boa fase pelo Corinthians e recentemente bateu recorde de partidas, mas tem sido preterido por Weverton, do Palmeiras, como o 3º goleiro de Tite atualmente.
LATERAIS
Danilo – Juventus / Fagner – Corinthians
Os dois laterais-direitos, Danilo e Fagner, seguem nos mesmos clubes, mas somente Danilo continuou sendo regularmente convocado por Tite, inclusive com chances de ser novamente convocado para a Copa do Catar.
Marcelo – Sem Clube / Filipe Luís – Flamengo
Filipe Luís voltou pouco tempo depois para o Brasil, ao Flamengo, aonde conseguiu se destacar especialmente na sua primeira temporada. O lateral-esquerdo caminha para a aposentadoria.
Já Marcelo está sem clube desde que deixou o Real Madrid, em junho deste ano, e ainda não acertou com algum clube para a sequência da temporada. Ambos os laterais-esquerdos estão fora do radar de Tite.
ZAGUEIROS
Marquinhos – Paris Saint-Germain / Thiago Silva – Chelsea
Os dois zagueiros titulares na campanha foram Marquinhos e Thiago Silva, que seguem vivos na seleção e são homens de confiança para a defesa da seleção. O primeiro seguiu no PSG, enquanto o segundo foi para o Chelsea e faz boas temporadas na Inglaterra, corroborada com um título da UEFA Champions League em 2020-21.
Miranda – São Paulo / Pedro Geromel – Grêmio
Reservas, os tricolores Miranda e Geromel não foram mais convocados para o Brasil desde então. O zagueiro do São Paulo é um dos atletas mais experientes do elenco, com 37 anos. O mesmo serve para Geromel, com 36, que segue na titularidade do Grêmio.
MEIO-CAMPISTAS
Casemiro – Real Madrid
Um dos pilares na seleção e clube, Casemiro manteve o alto nível e confirmou sua unanimidade na Canarinho e com os merengues.
Paulinho – Corinthians / Renato Augusto – Corinthians / Willian – Corinthians
Três meias foram marcados pelos retornos ao Brasil, especialmente ao mesmo clube: Corinthians. Paulinho, Renato Augusto e Willian retornaram para o Timão entre as temporadas 2021 e 2022. Em contrapartida, não flertaram mais com a seleção brasileira.
Fernandinho – Athletico Paranaense
O reserva Fernandinho ficou boa parte da carreira no Manchester City, mas acertou seu retorno ao Athletico Paranaense, clube que o revelou. Desde 2018, não foi mais convocado por Tite.
Fred – Manchester United
Fred permaneceu no Manchester United e, se na época ele era questionado, hoje é um dos nomes certos para estar na Copa. O camisa 8 do clube inglês assumiu a titularidade ao lado de Casemiro e Lucas Paquetá.
Philippe Coutinho – Aston Villa
Coutinho era talvez o segundo jogador mais importante do Brasil em 2018, devido ao protagonismo conquistado nas boas temporadas pelo Liverpool. No entanto, o meia ‘flopou’ em suas passagens por Bayern de Munique e Barcelona e saiu de cena. Em seu retorno ao futebol inglês, o camisa 23 do Aston Villa está retomando boas atuações e voltou a ser cogitado no Mundial.
ATACANTES
Neymar Jr. – Paris Saint-Germain
Apesar de muitas reviravoltas, Neymar não deixou o PSG e ganhou um “velho” companheiro de Barcelona no clube francês, Lionel Messi. Incontestável na seleção brasileira, o atacante não vive a melhor fase da carreira, mas segue emplacando grandes jogos com a amarelinha.
Douglas Costa – Los Angeles Galaxy
Aos 31 anos, Douglas Costa está fora de cogitação para o Catar, principalmente pela passagem apagada no seu retorno ao Grêmio, em 2021, que culminou no rebaixamento do clube. Hoje, o ponta está na MLS.
Taison – Internacional
Nome mais questionado na convocação final de Tite, o atacante Taison retornou ao seu clube formador, Internacional, e não integrou mais o elenco da seleção brasileira.
Gabriel Jesus – Arsenal
Gabriel Jesus viveu altos e baixos na carreira, desde que o Brasil se despediu da Rússia. O atacante deixou o Manchester City recentemente para integrar o Arsenal. Tite ainda não bateu o martelo sobre a participação do ex-Palmeiras na Copa.
Roberto Firmino – Liverpool
Assim como Alisson, Firmino permaneceu nos Reds, mas não possui o mesmo crédito do goleiro atualmente. Se na época o atacante era figurinha carimbada com Tite, hoje vive dias de incerteza tanto no clube, quanto na seleção.