Com a janela de transferências abertas, o Flamengo está no mercado em busca de reforços para a sequência da temporada. Depois de anunciar Everton Cebolinha e Arturo Vidal, o rubro-negro chegou a sondar a situação de Oscar. O meia brasileiro de 30 anos joga atualmente no Shanghai Port, da China.
A noticia foi divulgada inicialmente pelo jornalista italiano Fabrizio Romano, especializado em mercado do futebol. Segundo Romano, a negociação inicialmente seria para ter Oscar por empréstimo até o fim da temporada. O post do jornalista cita um acordo até janeiro de 2023.
Como não poderia ser diferente, a informação pegou muita gente de surpresa e agitou rivais e torcedores nas redes sociais. Mas, afinal, qual a chance do negócio acontecer? O Torcedores.com compilou as principais informações sobre o possível negócio. Confira!
Excl: Flamengo have opened talks to sign former Chelsea’s Oscar from Shanghai SIPG. Deal in negotiation until January 2023 🚨🇧🇷 #Flamengo
Oscar, open to the move while talks are still ongoing. pic.twitter.com/KexMfd1Q8S
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) July 15, 2022
Oscar na China:
No Shanghai Port desde 2017, quando foi contratado junto ao Chelsea por 60 milhões de euros, Oscar ainda tem vínculo até novembro de 2024. De acordo com o jornal espanhol Marca, o meia recebe 24 milhões de euros (R$ 131 milhões na cotação atual) por temporada na China.
Ao todo, Oscar acumula 173 jogos, 51 gols e 94 assistências no futebol chinês.
Liberação para o negócio?
Após a divulgação da sondagem rubro-negra, o site GOAL informou que Oscar obteve liberação do Shanghai Port para jogar no Brasil até dezembro de 2022. O empréstimo, nesse cenário, seria gratuito. Entretanto, o clube que receber o meia teria que arcar com salários, o que é justamente o principal entrave. De acordo com a publicação, o jogador gostaria de faturar mais de R$ 1 milhão por mês no Brasil. Vale destacar que o Flamengo já tem mais de um jogador com salário neste patamar, por exemplo.
Ademais, além dos salários, existe ainda a necessidade do pagamento de luvas, direitos de imagem e comissão ao empresário. Por fim, a publicação destaca ainda que o Shanghai Port não aceita que o empréstimo com opção de compra com valor fixado.
Trunfo rubro-negro:
De acordo com o jornalista Jorge Nicola, o Flamengo, a princípio, possui um triunfo para convencer Oscar a jogar pelo clube. O filho e auxiliar de Dorival Júnior, Lucas Silvestre, é muito próximo do atleta, além de ser padrinho de um dos netos do treinador.
“Ao tomar ciência, o Lucas Silvestre tem feito todo o possível para intermediar na contração de Oscar, que chegaria como um enorme reforço. É um cara muito acima da média no futebol brasileiro”, disse Nicola em seu canal no Youtube.
Concorrência?
Logo após a informação sobre o interesse do Flamengo em Oscar, outros dois clubes do Brasileirão foram apontados como interessados nos meia. Ou seja, são possíveis concorrentes do time rubro-negro.
Segundo Jorge Nicola, um representante do Corinthians fez contato com o empresário Giuliano Bertolucci para perguntar sobre a situação de Oscar. Mas, por equanto, o jornalista deixa claro que o contato não passou de uma simples sondagem. O que chama atenção, no entanto, é o fato do técnico Vítor Pereira ter ótima relação com o meia. O treinador chegou a convidar o brasileiro para se juntar a ele no Timão no início do ano, mas sem sucesso.
Nesse ínterim, o Atlético-MG seria o outro clube interessado na contratação de Oscar. A informação, a princípio, foi divulgada pelo jornalista Gilmar Ferreira, do jornal ‘EXTRA’.
O Flamengo não foi o único clube brasileiro a buscar informações sobre o meia-atacante Oscar, 30 anos, do Shanghai Port, da China. O Atlético-MG também manteve contato com o empresário Giuliano Bertolucci, representante do jogador, que ainda não foi liberado pelo clube chinês…
— Gilmar Ferreira (@gilmarferreira) July 16, 2022
Posicionamento do Flamengo:
Por fim, em entrevista coletiva, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, abriu o jogo sobre as negociações por Oscar. O dirigente confirmou a sondagem, entretanto, admitiu que se assustou com os valores e garantiu que não nunca chegou a conversar com o Shanghai Port.
— Há cerca de dez dias atrás nós fizemos uma consulta a quem cuida da carreira do Oscar sobre a possibilidade de um retorno ao Brasil. Ele me disse que o jogador está resolvendo problemas pessoais, mas que a tendência era de muita dificuldade em conseguir autorização do clube para jogar fora da China. Eu ainda fiz uma sondagem sobre a faixa salarial. É um valor bem considerável e até me desanimei. Ainda mais porque ainda deveria resolver com o clube chinês. Foi uma história que ficou adormecida por um tempo e veio a informação de fora do país. Ele disse que o Flamengo estaria negociando com o clube chinês. Entretanto eu posso garantir que nunca conversamos com o clube chinês – disse.