A Copa do Mundo de 2010 foi sediada na África do Sul e pela primeira vez, o continente recebeu uma edição do torneio. As partidas foram realizadas em 10 estádios, localizados em nove cidades diferentes e em relação as seleções, foram 32 países disputando a taça. Os principais destaques foram a ausência da então campeã do mundo, Itália, e a estreia de duas seleções: Sérvia e Eslováquia.
O início da Copa
A abertura da Copa do Mundo aconteceu no dia 10 de junho, no Orlando Stadium na cidade de Joanesburgo. O evento contou com a participação de artistas renomados, como Black Eyed Peas, Alicias Keys, Shakira, Juanes e Soweto Gospel Choir. As danças típicas e o colorido da cultura africana embalaram as arquibancadas, que tiveram uma prévia da maior festa do futebol mundial.
No mesmo estádio aconteceu a primeira partida da Copa, entre a seleção anfitriã e o México. O duelo terminou com um empate, em 1 x 1. Vale lembrar, que a África do Sul era comandada pelo técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira, que conquistou o tetracampeonato para a seleção brasileira em 1994. O treinador estava em sua 6ª Copa do Mundo e tinha como objetivo levar os sul-africanos para as oitavas de final.
A torcida local fazia muito barulho nos estádios com as suas vuvuzelas entretanto, o time tropeçou no segundo confronto contra o Uruguai e a África do Sul perdeu por 3×0.
Esse obstáculo não tirou a esperança dos bafana bafana, que foram ao Royal Park para acompanhar o jogo entre a seleção local e a França. O time sul-africano comandado por Parreira foi beneficiado por uma atuação desastrosa dos franceses, que tiveram o desfalque de Courcuff, expulso após uma cotovelada no primeiro tempo. A África do Sul venceu o confronto por 2 x 1, porém foi eliminada do torneio.
Atuações do Brasil
A campanha do Brasil começou em um duelo contra a Coréia do Norte. A seleção brasileira, que era comandada por Dunga, venceu a partida por 2 x 1. Na sequência, os brasileiros venceram a Costa do Marfim por 3 x 1 e empataram com Portugal sem gols.
Nas oitavas de final, o Brasil superou o Chile por 3 a 0 e foi eliminado para a Holanda nas quartas. Em campo, a seleção canarinho abriu com Robinho aos 10 minutos de jogo, mas a Laranja Mecânica retornou no segundo tempo disposta a vencer. O time europeu empatou após uma confusão de Felipe Melo e Júlio César e virou aos 22 minutos do segundo tempo, 2 a 1 para a Holanda e o retorno do time brasileiro para casa.
A grande campeã do mundo
Campeã da Eurocopa 2008, a Espanha entrou para o seleto grupo de seleções que conquistaram a Copa do Mundo. Os espanhóis foram derrotados por 1 a 0 para a Suíça na primeira partida e este resultado negativo serviu como um estímulo durante o resto do torneio.
A seleção comanda por Vicente Del Bosque bateu Honduras e Chile por 2 x 0 e 2 x 1, respectivamente, nas fases de grupo. Eliminaram também Portugal, Paraguai, Alemanha e enfrentaram a Holanda na final. Os espanhóis se sagraram campeões após um gol de Andrés Iniesta. Espanha, 1 x 0.
Clique aqui para saber mais sobre o mundo do futebol
.